Castelo de Almourol em Santarém

O fantástico e surpreendente Castelo de Almourol fica na Freguesia de Praia do Ribatejo, em uma pequena ilha ao norte de Santarém (Portugal). Nesta pequena ilha, que tem 310 metros de comprimento e 75 de largura está instalado o Castelo de Almourol. Não se sabe ao certo como ou quando o castelo foi construído; a única coisa que se sabe é que ele foi erguido e entregue á ordem dos Templários, que o modificaram.

Aliás, são justamente os Templários que são os responsáveis por trazer tantos turistas até o Castelo Almourol. A lenda dos Templários é mundialmente conhecida e o Castelo é uma ótima maneira do turista conhecer um pouco mais dessa lenda e dos símbolos dos Templários.

Castelo de Almourol em Santarém
Castelo de Almourol em Santarém

O Castelo de Almourol nas mãos dos Templários servia como uma linha de defesa que protegia Coimbra. Após a queda dos Templários, o castelo chegou a ficar esquecido por séculos, apenas no século XIX, graças ao Romantismo é que ele foi redescoberto e virou alvo de grandes obras que o revitalizaram e restauraram. E depois de revitalizado, serviu de palco para vários eventos portugueses.

O terremoto de 1755 também atingiu o Castelo de Almourol e danificou a infraestrutura dele. Após as reformas e revitalizações, ele foi entregue ao Exército português na metade do século XIX. E no século XX foi classificado como Monumento Nacional de Portugal, nesta época o Castelo de Almourol servia até mesmo como Residência Oficial da República Portuguesa e palco de importantes eventos oficiais.

Em 2006 o Castelo de Almourol ganhou dois novos cais para que as embarcações turísticas pudessem chegar com mais tranquilidade; um deles fica na margem direita do rio Tejo e outro na zona Sul da ilha. Ou seja, toda a comodidade para você visitar esse belo castelo.

O primeiro nível do Castelo de Almourol está reservado para as lapides; ao subir você vera a zona interior mais elevada que a entrada, onde se ergue a torre de Menagem, com vários elementos dos Templários. Alias Castelo de Almourol é um ótimo local para quem quer conhecer de perto alguns dos elementos dos Templários, eles estão por toda a parte.

O Castelo de Almourol é mais um dos bélissimos pontos turísticos de Portugal que vale ser visitado, imperdível!

Saiba mais sobre no Site Oficial: Castelo de Almourol