Quem aprecia fado provavelmente deve conhecer a história da Severa, para quem nunca ouviu falar, dou-vos a conhecer um pouco da vida desta mítica mulher. Maria Severa Onofriana (nascida em Lisboa, 1820 — Lisboa, 30 de Novembro de 1846), faleceu muito jovem, mais precisamente aos 26 anos e foi considerada a fundadora do fado lisboeta.

Severa, era filha de Severo Manuel e Ana Gertrudes, dona de uma taberna e conhecida pela alcunha de “A barbuda” devido a barba que ostentava no rosto. Segundo dizem, Severa era uma bela moça, alta e formosa, e além de ajudar na taberna da mãe, era prostituta. Severa tinha uma bela voz e por isso cantava a noite numa taberna da Rua do Capelão.

Casa da Severa em Lisboa

Devido a sua beleza, Severa teve muitos amantes, dentre eles o Conde de Vimioso (Dom Francisco de Paula Portugal e Castro). A história conta que o Conde de Vimioso viveu uma tórrida paixão com Severa, e que a bela cantora de fado o acompanhava em diversas ocasiões, em especial as touradas. Porém, como nem tudo são flores, o famoso e rico conde de Vimioso era um homem que gostava de mulheres e da vida boêmia, e a uma dada altura afastou-se de Severa. Severa inconformada com o desprezo do Conde,  adoece gravemente, vindo a falecer de tuberculose pouco tempo depois do término do romance.

Pois muito bem, conhecida a história da mítica Severa, lisboetas e turistas de diversas partes do mundo, agora podem conhecer a casa onde viveu a bela fadista. Inaugurada em Julho de 2013 e situada no histórico bairro da Mouraria, a Casa da Severa é uma das mais concorridas casas de fado de Lisboa.

Há fados todas as noites, exceto aos domingos e segundas-feiras, nos demais dias o visitante conta com uma vasta programação composta por tertúlias, exibições de filmes, tudo relacionado ao fado. A Casa da Severa apresenta ainda um excelente restaurante com pratos típicos a preços amigos. Estando em Lisboa não deixe de conhecer o local.

Para visitas em grupo recomenda-se a marcação prévia, já que o local comporta poucas pessoas!

Casa da Severa em Lisboa
Largo da Severa,Nº 2/2B
Mouraria – 1100-588 – Lisboa
Tel: 218 860 165 / 964 766 056
Horário: Terça à Sábado das 19h00 às 02h00