Aposto que você nunca conheceu uma cidade tão pontual quanto Londres. O responsável por toda essa pontualidade é o Big Ben, o guardião da hora certa. Ele é o relógio mais preciso do mundo e desde 1859 marca as horas oficias da Inglaterra e do mundo inteiro. Só as belezas de lá é que te farão perder a hora.

O relógio ganhou tanta importância porque ele é referencia para os demais países que calculam suas horas locais a partir dele. A torre onde fica o Big Ben é a Torre de Santo Estéfano. Ela tem 98 metros de altura, é retangular e o topo é em forma de pirâmide, onde fica o relógio. O sino pesa 13 toneladas.

A famosa emissora de rádio britânica, a BBC transmite todos os dias as badaladas do sino. Sino este que é responsável pelo nome do relógio. O Sir Benjamin Hall, em 1859 era ministro de Obras Públicas da Inglaterra, e por ser muito corpulento tinha o apelido de Big Ben. Foi daí que nasceu o nome do mais famoso relógio do mundo.

A torre faz parte de um conjunto de outras construções que estão ás margens do famoso rio que corta Londres, o Tâmisa. Uma dessas construções que você pode ver é o Palácio de Westminster, onde você pode ver de perto como funciona o Parlamento da Inglaterra – é aqui que os políticos ingleses decidem o futuro do país.

Quando há uma sessão noturna no parlamento, acende-se uma luz que fica no alto da torre. As pessoas ficam olhando do lado de fora e não é permitida a entrada. Infelizmente você só poderá ver esse monumento grandioso que é o Big Ben do lado de fora, já que a visitação não é aberta a visitantes. Apesar de tudo isso, o Big Ben ganhou fama por ser o monumento mais fotografado do mundo. Certamente você também não pode ficar de fora dessa; é uma recordação para a vida toda.

Foto: Wikipedia