Pelourinho de Beja

Portugal é um país cheio de riquezas e belos locais para se conhecer. E para quem quer ver tudo de perto, não pode deixar de passar pela cidade de Beja (região Baixo Alentejo) com suas planícies vastas onde você pode dirigir durante horas tendo como visão os campos de trigo e as oliveiras.

Crê-se que a cidade foi fundada, cerca de 400 a.C., pelos Celtas, porém é uma cidade que reflete a longa ocupação dos Mouros. Aqui você verá ruas estreitas e os azulejos decorativos. Nos tempos romanos, Beja foi até mesmo capital regional e ficou sob o domínio de Júlio César. A arquitetura tradicional dos Mouros está em todos os locais, inclusive em um castelo do século XIII.

Um dos locais a serem visitados em Beja é a Mesas do Castelinho, um sitio arqueológico. É um amplo e fortificado povoado com mais de 3 hectares de tamanho. É culturalmente enquadrado como II Idade do Ferro do sul de Portugal.

A Igreja Matriz de Castro Verde, com o seu interior revestido por painéis de azulejos do século XVII, onde você pode ver as lendas da história de Portugal e da batalha de Ourique.

A Capela do Calvário também é conhecida como capela de Santa Maria Madalena ou igreja das pedras. O motivo do último nome é porque a construção é em forma cilíndrica e decorada com dezenas de pedrinhas cravadas naturalmente.

Pelourinho de Beja
Pelourinho de Beja

Já o Castelo de Beja é o primeiro ponto que você deve ver quando chegar a Beja. Suba na torre do castelo, chamada de Torre de Menagem, já que o local é o símbolo da cidade. Daqui de cima você pode ver toda a cidade, até as belas planícies. Esse castelo possui a torre mais alta de toda Portugal.

Não deixe de conhece ro Museu Regional de Beja, outrora um convento que abrigou Mariana Alcoforado, filha de familia abastada que foi confinada no mesmo por decreto dos pais; e que anos depois protagonizou uma história de amor com conde de Saint-Léger, oficial francês que lutou em solo português por volta de 1667. O romance talvez pelo receio do oficial de algum escandalo não teve final feliz, entretanto hoje o convento é o um dos museus mais visitados de Portugal.

Museu Rainha Leonor - Onde viveu Mariana Alcoforado
Museu Rainha Leonor - Onde viveu Mariana Alcoforado

E por fim, vá até a Villa Romana de Prisões. É uma vila completa, formada pela vila urbana e organizada em torno de um pátio interior delimitado por colunas, onde você pode ver um pequeno tanque com um balneário e uma piscina. Próximo à vila você pode ver a barragem romana que abastece a vila.

Fotos:Wikipédia

Mais informações Turística no Site: Câmara Municipal de Beja