Brasao de Vila Nova de Milfontes

A pequena localidade de Vila Nova de Milfontes no concelho  de Odemira, distrito  de Beja,  é outro pequeno pedaço de Portugal que tem uma forte ligação com o mar. A vila fica perto da capital Lisboa e também é conhecida como Princesa do Alentejo. Vila Nova de Milfontes é uma localidade pesqueira,  que é inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, isso faz com que a vila tenha belas paisagens totalmente preservadas; são esses alguns dos fatores que fazem com que Vila Nova de Milfontes seja procurada pelos turistas.

Como você já pode perceber, Vila Nova de Milfontes é uma localidade que tem uma surpresa por onde quer que você vá; são belezas naturais ou até mesmo as belas praias desertas. A vila é um ótimo destino para quem visita Portugal no verão. Passeando pela avenida que é perpendicular ao rio Mira, você certamente vai sair no forte de São Vicente, construído entre 1599 e 1603 e que chegou a ser restaurado em 1939. O seu exterior é repleto de janelas em forma de arcos e o muro que rodeia o fosso do forte o transforma em um miradouro de Barbacã.

Brasao de Vila Nova de Milfontes - Autor Sérgio Horta

Brasão  Site: Sergio Horta

Outro ponto interessante de Vila Nova de Milfontes é o estuário do rio Mira, onde você pode ver a mais variada quantidade de espécies marinhas; você pode atravessar o rio de barco. No final da tarde é recomendado que você pare por algum tempo e saboreie um dos maravilhosos pratos feitos a base de peixe a beira do rio.

Você ainda pode apreciar o belo artesanato da localidade de Vila Nova de Milfontes, com os mais diversos artefatos feitos com variados materiais. Certamente você vai encontrar algo agradável e belo para levar como presente e fazer inveja para quem nunca visitou Vila Nova de Milfontes.

Vila Nova de Milfontes também tem festas tradicionais que atraem turistas de todo o Portugal e também do exterior, como  a festa de Nossa Senhora da Graça, padroeira de Milfontes; e também as feiras tradicionais que decorrem anualmente em  Brunheiras.

Rio Mira em Vila Nova de Milfontes, Parque Natural do Sudoeste Alentejano - Foto de Francisco Santos - Wikipedia

Os arredores de Vila Nova de Milfontes são também uma boa pedida para quem quer alongar a viagem. O pego das Pias é um lago natural que fica a cerca de 20 quilômetros de Vila Nova de Milfontes; este é um lago que não teve nenhuma intervenção do homem e ainda preserva sua natureza quase intocada.

Pontos Turísticos de Vila Nova de Milfontes:

Forte de São Clemente
Barbacã
Igreja de Nossa Senhora da Graça
Capela de São Sebastião
Portinho do Canal
Mercado da Freguesia de Vila Nova de Milfontes
Cascata do Bosque
Cascata Rocha de Água d´Alto
Praia do Carreiro da Fazenda
Praia das Furnas
Praia do Malhão
Praias dos Aivados
Praia do Farol
Praia Franquia

Eventos Importantes em vila Nova de Milfontes a não perder:

1 Maio Feira Anual de Vila Nova de Milfontes
8 de Agosto Procissão Fluvial Nossa Senhora da Graça (padroeira)
2º e 4º Sábado de cada mês Mercado Brunheiras

Sites Relevantes e de grande interesse para os turistas que pretendem visitar Vila Nova de Milfontes:

Turismo em Vila Nova de Milfontes

Site Vila Nova de Milfontes