A Famosa Torre de Pisa

A Itália sempre foi reduto de grandes monumentos e por isso mesmo atrai milhões de turistas todos os anos. E uma das mais famosas torres do mundo é certamente a Torre de Pisa, que encanta e intriga quem a visita. E é claro que você não pode ir até a Itália e deixar de ver esse belo monumento.

A famosa torre fica na cidade de Pisa (Toscana). Aliás, a torre não é a única atração de Pisa, a cidade como um todo merece ser visitada e contemplada, principalmente pela sua bela arquitetura. A Torre de Pisa na verdade é um campanário e tem ao seu redor uma igreja que é uma verdadeira obra arquitetônica. Ao redor dela ainda há diversas lojas de souvenirs onde você pode encontrar de tudo, desde camisetas até pequenas torres em miniatura que mudam de cor conforme o clima e até te avisam se vai ou não chover.

E é claro que você não pode deixar de sair de Pisa sem tirar a famosa foto, que todos os turistas tiram; a pose você já deve ter visto em vários locais: os turistas posam como se fossem segurar a torre para não cair.

A Torre de Pisa é toda feita em mármore branco e teve a sua construção iniciada em 1174. Ela na verdade seria parte do conjunto da catedral da cidade. Mas quando três dos oito andares foram concluídos, os arquitetos da época começaram a perceber que os alicerces estavam cedendo e que isso causava uma inclinação de mais de 3 metros no sentido perpendicular da Torre de Pisa.

A solução encontrada então pelo arquiteto da época foi fazer os quatro andares seguintes mais altos do lado da inclinação. Mas como você vai poder perceber isso não adiantou já que a Torre afundou mais ainda. Desde então diversos arquitetos e engenheiros tentaram solucionar o problema, mas ninguém conseguiu. O ultimo andar da Torre de Pisa só foi acrescentado 200 anos após o inicio da construção.

Torre de Pisa - Itália
Torre de Pisa – Itália

Apesar de todas as tentativas de recuperar esse belo monumento, a Torre de Pisa ainda corre o risco de desmoronar. Nenhuma solução ainda foi achada para que a inclinação dela fosse revertida. Então visite logo o monumento já que não se sabe por quanto tempo ele estará de pé.

O número de visitantes que podem subir os 293 degraus e chegar ao alto da torre ainda é limitado, mas vale a pena se você puder ter a visão de Pisa do alto de sua mais famosa Torre. Outro fato curioso sobre a Torre de Pisa é que ela fica em um local batizado pelos italianos de Campo dei Miracoli que significa Campo dos Milagres. Quer milagre maior do que ver esse grandioso monumento inclinado e ainda de pé?

Foto: Wikipédia