Funchal - Vista do Largo das Cruzes - Foto de Luke H. Gordon (Wikipédia)

Para quem visita Portugal e quer um roteiro onde as belezas naturais predominem, basta ir até ao Arquipélago da  Ilha da Madeira. A Ilha da Madeira é a ilha principal (740,7 km²) do arquipélago português  com o mesmo nome, situado no Oceano Atlântico a oeste da costa africana (Marrocos), e que constitui conjuntamente com Porto Santo, as Ilhas Desertas e as Ilhas Selvagens a Região Autónoma da Madeira. A capital da ilha e da região autónoma é a cidade do Funchal, quefica  distante do continente  cerca de 2 horas de avião.

Na Ilha da Madeira  você pode ter um cenário natural que varia entre montanhas e penhascos envoltos na névoa e na mais verde das florestas. A Ilha da Madeira é dividida em seis cidades: Funchal, Porto Santo, Machico, Câmara de Lobos, Santa Cruz e Santana.

A capital da Ilha, Funchal tem história por onde quer que você vá. Então explore suas ruas a pé para descobrir todos os encantos. Os jardins, vilas pitorescas, grutas vulcânicas, orlas costeiras, praias naturais e bela visão da natureza são só um pouco do que você vai encontrar lá.

Já percebeu que com a quantidade de atrações um dia é insuficiente para visitar tudo o que a Ilha da Madeira tem a lhe oferecer, então vá com calma e reserve muitos dias para conhecer a região E como a Ilha da Madeira tem a natureza a seu favor, você pode se deliciar fazendo a prática do ski aquático, surfe, mergulho ou pesca; quem sabe ainda você tem sorte e pode ver os golfinhos.

Funchal – Vista do Largo das Cruzes – Foto de Luke H. Gordon (Wikipédia)

Mas as opções de diversão não se resumem somente ao mar. Em terra você pode fazer caminhadas, excursões guiadas pela ilha, praticar tênis, equitação ou golfe, ver os belos teleféricos, vôos de helicóptero e elevadores que te dão uma visão privilegiada da Ilha da Madeira, fazer compras e é claro aproveitar a boa vida noturna do local.

As reservas naturais que mais chamam a atenção e é quase ponto obrigatório para você visitar são: Reservas das ilhas Desertas e Selvagens, a Reserva Natural da Rocha do Navio, a Reserva do Garajau e a Reserva da Ponta de S. Lourenço; tudo foi perfeitamente abençoado pela natureza  para o turista descobrir e se encantar com  a fauna e a flora da Ilha da Madeira.

Outra atração muito procurada por quem visita a Ilha da Madeira é o Parque Temático da Madeira, que fica na cidade de Santana; nele o turista pode encontrar tudo relacionado à Ilha, desde sua história até as tradições locais.

Cabo Girão Madeira – Foto de Ratigan (Wikipédia)

O parque é dividido em pavilhões. O pavilhão Descoberta das Ilhas mostra como a Ilha da Madeira foi descoberta; o pavilhão Futuro da Terra tem um acervo multi-mídia que faz com que o visitante veja o quão importante é preservar o meio-ambiente; a  ‘Viagem Fantástica na Madeira’ mostra as aventuras de um casal em lua de mel pela Ilha da Madeira. O último pavilhão é o Um mundo de Ilhas, as ‘ Ilhas no Mundo’ que conta a historia e a cultura da ilha e ainda tem uma exposição com artefatos da Ilha da Madeira e vídeos que mostram Origem da Vida, O Descobrimento, O Homem e a Natureza, o Açúcar, o Vinho, o Turismo e a Madeira de Hoje. Um passeio completo pela Ilha da Madeira sem sair do local.

A Ilha da Madeira tem excelentes hotéis, e uma hospitalidade impar, sem falar no clima que é subtropical seco, onde as temperaturas médias anuais atingem valores acima dos 20 graus celsius. A Ilha da Madeira é também conhecida mundialmente pela bélissima festa de passagem de ano, que atrai milhares de turistas em todo dia 31 de de Dezembro, onde é possível ver um dos mais belos espectáculos da Europa na queima de fogos de artifício. Uma beleza inenárravel.

Em outros períodos do ano destacamos as festas:

– Carnaval da Madeira – Fevereiro
– Festa da Flor – Abril
– Festival do Atlântico – Junho
– Grande Cortejo Histórico no Funchal – Agosto
– Festa do Vinho da Madeira – Setembro
– Luzes de Natal na Madeira – Novembro e Dezembro

Ilha da Madeira – Colagem de fotos de Koshelyev (Wikipédia)

Se você gosta de artesanato típico prepare-se na Ilha da Madeira é possível encontrar os mais belos bordados portugueses,  bem como as mais belas cerâmicas e porcelanas portuguesas; certamente algo imperdível e que você não pode deixar de comprar! Claro sem também esquecer a gastronomia local, os doces típicos da região, os vinhos típicos da Madeira, os licores caseiros e tudo mais que este povo amigo e hospitaleiro tem para nos mostrar.

Para quem procura também um local para aprender mais sobre a Ilha da Madeira, sugerimos os diversos museus disponiveis na região e que se dedicam aos mais variados temas desde o vinho, passando pela arte sacra e obras de artes de artistas locais:

– Madeira Story Centre – Apresenta uma completa panorâmica de 14 milhões de anos de História da Madeira.
– Museu de Arte Contemporânea
– Museu de Arte Sacra
– Museu da Cidade
– Museu Henrique e Francisco Franco
– Casa Museu Frederico de Freitas
– Museu Quinta das Cruzes
– Museu do Vinho
– Museu do Vinho Madeira

Saiba mais em:  – Madeira Web – Strawberry World