Um dos meus sonhos é conhecer Santiago de Compostela, infelizmente até o presente momento não consegui realiza-lo, talvez por isso o livro ‘Volto já! Minha Viagem pelo Caminho de Santiago de Compostela’ de Hape Kerkeling  (Ed. Manole) tanto me fascinou. O meu interesse é mais abrangente do que meramente o turismo, ou  conhecer somente o local. Meu interesse aborda as sensações espirituais que se pode ter lá,  para além da beleza de conhecer cada centimetro de estrada que nos leva até lá. Sempre lemos que o peregrino que se aventura nesta viagem,  descobre-se, aprende a conhecer-se melhor e é exatamente isso que este livro nos mostra.

Nele o autor comediante alemão Hape Kerkeling conta-nos que num período crítico de sua vida decide, de súbito, sair em busca de respostas. Mesmo incrédulo e despreparado, ele se põe a caminho, no conhecido trajeto de mais de 600 quilômetros. A trilha a pé tem início em Saint-Jean-Pied-de-Port, no sul da França, atravessa os Pirineus, passa pelos Países Bascos, Navarra, Rioja, Leão e Castela até chegar à Galiza onde, segundo a lenda, está enterrado o apóstolo Tiago. Nesse percurso de seis semanas, Kerkeling leva como única companhia de viagem uma mochila de 11 kg.

Volto já é o relato detalhado de sua peregrinação, composto pelos registros do diário que manteve para preencher suas noites solitárias. Cada passagem termina com uma “revelação do dia”, às vezes profundamente espirituais e noutras deliciosamente mordazes, mas sempre muito sinceras. Sem dúvida um livro que deve ser lido por aqueles que almejam apenas turismo, mas essencialmente por aqueles que buscam respsotas para suas mais íntimas ansiedades! 😉