No contexto da visita do Papa Bento XVI a Portugal, Hotéis.com preparou uma lista dos melhores hotéis para se ficar alojado quando se procura levar uma vida mais dedicada aos ideais católicos. Assim sendo, em oposição aos 7 pecados capitais, Hotéis.com apresenta uma sugestão de hotéis portugueses para cada uma das 7 virtudes católicas: castidade, temperança, caridade, diligência, paciência, generosidade e humildade.

1- Castidade (vs Luxúria)
A virtude da castidade surge como oposição ao pecado da luxúria. Valoriza-se a simplicidade e a capacidade de abraçar a moral e alcançar pureza de pensamento. O Hotel Convento do Espinheiro (*****), em Évora, tem a sua origem ligada à aparição de uma imagem da Virgem sobre um espinheiro por volta de 1400, num local onde foi posteriormente edificada uma igreja e um convento, dando depois origem ao hotel em 2005.

2- Temperança (vs Gula)
A temperança é uma virtude relacionada com o auto-controle, por oposição ao pecado da gula. É necessária a abstenção e a moderação. O Hotel Jardim Atlântico (*****), na Madeira, detém o Eco-Label da Comissão Europeia e é considerado um “hotel ecológico” desde 1993, servindo cozinha vegetariana como especialidade da casa, bem como dietas integrais e frutas. Conta ainda com um Centro Vital, que oferece tratamentos naturais para a saúde e beleza.

3- Caridade (vs Inveja)
A caridade está directamente relacionada com a compaixão, ou seja, a amizade e simpatia, comportamentos sempre sem causar danos a outros. O Hotel de Fátima (****), em Fátima, surge como a escolha ideal. É o hotel mais perto do Santuário de Fátima (onde se encontra a árvore na qual Nossa Senhora foi vista pelos pastorinhos em 1917), bem como dos restantes monumentos religiosos da região.

4- Diligência (vs Preguiça)
A diligência é uma virtude que se opõe ao pecado da preguiça. Assim, prima pelas acções e trabalhos, bem como pela capacidade de decisão. Ao ficar alojado no Hotel Tryp Dona Maria (****), na Covilhã, o hóspede encontra-se mais perto da natureza, podendo contemplá-la, ouvi-la e cheirá-la. A região envolvente oferece várias possibilidades de actividades ao ar livre, nomeadamente canoagem, escalada, montanhismo, passeios pedestres ou de bicicleta, entre outros.

5- Paciência (vs Ira)
A paciência prende-se com a serenidade, paz e moderação. Esta virtude tem por base a resistência a influências externas, daí que o Hotel Refúgio da Vila (****), em Portel, seja uma excelente escolha. Está situado numa antiga casa agrícola totalmente recuperada e que permite estar em perfeita comunhão com a natureza, com harmonia e tranquilidade. O jardim oferece recantos de sombra, uma piscina e é ainda possível passear pela horta, observando o desenvolvimento de alguns dos produtos típicos da região.

6- Generosidade (vs Avareza)
A virtude da generosidade, directamente oposta à avareza, implica a capacidade de dar sem esperar receber, através de uma característica com origem logo nos pensamentos e depois nas acções. Uma estadia na Pousada de Santa Marinha, em Guimarães, poderá apelar a estes sentimentos, dado que o edifício resulta do restauro do Mosteiro dos Agostinhos, do séc. XII. Esta Pousada encontra-se no Parque da Penha, inclui o Jardim do Mosteiro, jardins e cantos interiores com fontes de granito, mosaicos de azulejo, claustros e varandas.

7- Humildade (vs Soberba)
A humildade, directamente relacionada com a modéstia, é um comportamento de total respeito ao próximo. Assim, e por oposição à soberba, sugere-se um hotel simples, tal como Hotel Campanile Lisbon South, em Setúbal. Este hotel de duas estrelas, com apenas dois andares, disponibiliza todos os serviços básicos essenciais, sem luxos desnecessários, e inclui ainda uma área de piquenique e churrasqueira.

E então? Já fez a sua reserva? 🙂

Fonte: C&C – Consultores de Comunicação