O carnaval é uma época de muita agitação e quem tem filhos sempre fica em dúvida sobre viajar com as crianças neste período. Porém é bom lembrar que existem muitas cidades principalmente no interior de Minas Gerais e interior de São Paulo que proporcionam um Carnaval muito divertido para os pequenotes.

Os resorts e os famosos hotéis fazenda costumam fazer programações com festa carnavalescas especiais para crianças, isso facilita a vida dos pais que poderão viajar tranquilos sabendo que não faltarão atividades para os filhos.

Entretanto e apesar de muitas facilidades que existem hoje dia, como eu sempre digo, cada pai sabe o filho que tem, e portanto conhecendo a criança poderá avaliar o tipo de viagem que melhor convém ao pequeno e a toda família. Por exemplo, se o seu filho(a) costuma ter enjôos durante viagens de carro ou ônibus, convém não ir para um lugar muito longe. Crianças não têm noção exata da passagem do tempo e uma viagem longa pode ser muito difícil para ela e para toda família.

Alicante (Espanha) - Foto Arquivo Pessoal Bigviagem.com ©
Alicante (Espanha) – Foto Arquivo Pessoal Bigviagem.com ©

Se optar por viajar de automóvel faça paradas frequentes para que ela possa descansar, caminhar um pouco, ir ao banheiro, comer alguma coisa ou até mesmo distrair-se em algum lugar diferente; por isso programe antecipadamente o destino e o percurso que irá fazer; verificando assim os possíveis locais que poderão parar para descanso. Se a viagem demorar um ou dois dias, tente faze-la em etapas; ou seja, faça metade num dia, pare num hotel em alguma cidade para pernoitar e continue a viagem no dia seguinte.

Evite também fazer um voo com muitas escalas, não há criança que suporte ficar horas em um aeroporto a espera de check in e os etcs que todos nós já sabemos de cor e salteado.

A alimentação também deve ser observada, se você sabe que seu filho não come qualquer coisa, programe-se e leve consigo uma sacolinha contendo coisas que ele gosta como frutas, sucos em embalagens tetrapack, bolachinhas, etc. No local de destino evite dar ao pequeno comidas diferentes, esteja atento as dicas de saúde, hoje em dia a maioria dos restaurantes tem um menu especial para a criançada, opte pelo básico sempre. Também não se esqueça de que manter o filho hidratado é muito importante, sucos naturais, água mineral devem ser ingeridos com frequência.

  • Quanto as atividades carnavalescas:

Cada faixa etária requer um tipo de atividade, os pequeninos até os 4 anos gostam de atrações lúdicas, com as quais elas possam interagir; pinturas faciais, brincar com bichinhos, os manterá entretidos por um bom tempo.

Os maiores de 4 anos podem querer participar de um bailinho carnavalesco no hotel fazenda ou no clube da sua cidade. Entretanto é bom lembrar que tudo deve ser espontâneo, não force a criança a participar de algo que ela não deseja.

Quanto aos blocos de rua, é bonito de se ver, e pode até ser que a criança se interesse, mas aqui é bom lembrar as regrinhas de segurança onde o principal é não tirar os olhos de cima do seu filho, ou seja, em multidões é bem fácil você perder seu filho de vista, portanto todo cuidado é pouco.

Passeios turísticos em museus, parques, oceánarios, podem agradar os adolescentes, porém o mais provável é que seu filho(a) queira visitar o shopping mais famoso da região, a melhor loja de Cd’s, ou o point da moda mais famoso; afinal que graça tem viajar se não puder ir nos points frequentados pela ‘moçada’ da região?!

  • Dicas úteis para viajar com crianças:

Um livro muito bom e que dá excelentes dicas para viajar com crianças é o ‘Como viajar com crianças sem enlouquecer‘ onde a autoraPatricia Papp dá excelentes dicas sobre a a escolha dos destinos mais adequados para cada idade, o que levar na mala, kit-básico de sobrevivência longe de casa, informações sobre atendimento especial em voos, reservas de hotéis, farmácia básica, etc.

Viajar para o exterior pode ser o sonho do seu filho aproveite a época do carnaval e invista nisso, veja dicas em: – Os melhores destinos para viajar com crianças.

Veja também dicas sobre viajar com crianças em: – Dicas e Planejamento