Com a proximidade da Primavera os destinos turísticos que mais se evidenciam são os lugares que proporcionam as famosas Festas das Flores. Muitos países como França, Filipinas e Portugal (Açores e Madeira) celebram a chegada da Primavera e enfeitam suas ruas com flores típicas locais, o que se torna uma oportunidade imperdível de conhecer mais sobre a cultura local e desfrutar de toda a beleza que a estação nos oferece.

Pensando nisso o Hotéis.com, o website de reservas de hotéis preparou um roteiro fabuloso para quem quer aproveitar a Primavera!!! 🙂

De 18 Fevereiro a 8 Março de 2011 – França – Carnaval de Nice

O Carnaval de Nice é reconhecido como um dos três maiores carnavais do mundo, e recebe mais de um milhão de visitantes. Este ano na sua 127ª edição, o tema é “Rei do Mediterrâneo” e os viajantes que visitem a cidade nessa altura poderão assistir a “batalhas de flores” com as mais deslumbrantes composições florais. A experiência inclui paradas gigantes e coloridas que se mantêm dia e noite, com mais de 1.000 músicos e dançarinos de todo o mundo. Onde se Hospedar: Hotel L’Univers ***. Desde 56 Euros*

De 1 a 6 Março de 2011 – Filipinas – Festival de Flores Panagbenga Baguio

O Festival de Flores Panagbenga Baguio tem lugar na cidade de Baguio e é conhecido como o “camaleão das Filipinas”, dado que aborda diferentes temas, desde a religião à educação. Em 2011, o tema é “Ambiente e Comunidade em Harmonia”, para enfatizar a importância do ambiente e da natureza. Onde se Hospedar:Microtel Inn Suites Baguio ***. Desde 59 Euros*.

De 5 a 8 Maio de 2011 – Madeira – Festa da Flor

A Festa da Flor, provavelmente a mais colorida da Madeira, mantém as tradições da ilha e, nestes dias, transforma-a num palco artístico. O Funchal é o palco deste espectáculo deslumbrante a nível visual e olfactivo. Pela manhã de Sábado, crianças desfilam e colocam flores no “Muro da Esperança”, de onde no fim se efectua uma largada de pombos. No domingo decorre o Grande Cortejo da Flor, em que centenas de figurantes e carros alegóricos alusivos às flores atravessam a cidade em festa. Estes carros conjugam várias das espécies florais da ilha e, além do espectáculo visual, perfumam o seu percurso. Por entre concertos e espectáculos, são também preparados tapetes de flores nas ruas (atribuindo-se prémios à melhor montra) e é realizada uma exposição de flores. Onde se Hospedar: Choupana Hills Resort and Spa ***** (Funchal). Desde 164 Euros*.

Data a Anunciar – Açores, Festa da Senhora das Flores

Inserida nestas festas, a “Festa da Senhora das Flores”, na Capela dos Matos, é habitualmente aquela que atrai mais visitantes. A ilha das Flores, no arquipélago dos Açores, recebe as Festas de Santa Cruz durante dois dias, para os quais a vila  é completamente decorada com flores e arcos coloridos que enchem a ilha de cor e perfume. Onde se Hospedar: Estalagem dos Clérigos **** (S. Miguel). Desde 68 Euros*.

De 27 a 28 Agosto de 2011 (Data a confirmar) – Campo Maior – Festa das Flores

A última festa das flores teve lugar em 2004 e está prevista a sua realização novamente em 2011. A Festa das Flores de Campo Maior é uma das festas mais famosas de Portugal, na qual as ruas da cidade são decoradas com milhares de flores de papel e outros objectos feitos a partir de cartão e papel. Os cidadãos de cada uma das ruas da cidade são responsáveis pela decoração da sua rua e estas festas não se realizam de forma cíclica mas sim de acordo com a “vontade do povo”. Esta é uma festa realizada com base na dedicação da população de Campo Maior, que durante meses se dedica à preparação de milhares de flores, esforço depois compensado pela visita de cidadãos de todo o país. Onde se Hospedar: Pousada de Elvas ***. Desde 74 Euros*.

De 30 Julho a 7 Agosto de 2011 – Redondo – Ruas Floridas

A festa Ruas Floridas tem lugar em Redondo de dois em dois anos, e nela se cruzam o papel e as cores. Para 2011, prevêem-se cerca de 32 ruas enfeitadas, bem como um programa de eventos culturais e desportivos. Esta é uma das mais fortes tradições da zona de Redondo, na qual se veste a vila com a originalidade das flores e objectos de papel preparados pelos seus habitantes, depois de chegarem a acordo relativamente aos temas. Onde se Hospedar: Pousada de Estremoz ****. Desde 104 Euros*.

Fonte: CEC-Online