O fim de ano novamente se aproxima e com ele chegam os planos de viagem de fim de ano e  ausentar-se  durante alguns dias do nosso cotidiano, em 2011 os ‘points’ da moda foram muitos, e apesar da suposta crise instalada em alguns países da Europa; não me parece que o turismo tenha se ressentido muito.

Por isso, e com força total, é que muitas pessoas já têm suas reservas para as viagens de fim de ano garantidas. Você já pensou na sua? Sugestões é o que não faltam, em Portugal o local mais famoso para se passar um fim de ano em grande é obviamente a Ilha da Madeira, conhecida como um dos locais mais lindos da Europa para se presenciar uma bela queima de fogos.

Porém algumas pessoas preferem locais mais frios como Paris, Roma, Praga, Lapônia, Oslo, Dublin e outras cidades onde realmente o clima de Natal é vivido em sua totalidade, não só pela neve, mas também pelos festejos tradicionais, pelos enfeites em vias públicas, e pelas tradições seculares que são repassadas a cada ano para as novas gerações.

Agora se você quer um Natal com cara de Natal, Nova York é o sítio ideal, mas lembre-se que assim como toda grande metrópole também tem seus inconvenientes. A começar pelo excesso de turistas nesta época do ano, ávidos  para poderem ver a árvore de natal do Rockfeller Center,  a pista de patinação no gelo, sem esquecer  as lojas que provavelmente estarão lotadas de pessoas para comprar o presente natalino de última hora, e o trânsito igualmente caótico; então se é um Natal assim que você sonha, New York City é o local ideal.  🙂

Se você prefere passar o Natal e o Ano Novo num lugar quente, obviamente a sugestão são países como México,  República Dominicana, Brasil (Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, etc); prefira norte e nordeste já que no sudeste e sul apesar de ser verão, poderão ocorrer chuvas ocasionais, o que pode estragar o seu fim de ano.

Se você já conhece o Brasil e quer algo diferente, as opções são Turquia, Egipto, Marrocos, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, etc. Estas cidades podem não ter o clima de Natal e Ano Novo esperado, ou seja, típico e com todas as tradições que conhecemos; mas sem sombra de dúvida será uma viagem de fim de ano para lá de diferente.

Para quem deseja algum país da América do Sul, Terra do Fogo, Chile e Peru são boas opções.  Porém com toda sinceridade eu ainda prefiro as capitais européias, vi alguns pacotes de turismo  para viagens de fim de ano com preços simpáticos.  Tudo é uma questão de gosto, mas eu não trocaria conhecer outras capitais da Europa por outra viagem qualquer.

Se você realmente pretende viajar no Natal e no Ano Novo, apresse-se para ainda conseguir boas opções em preços e hospedagem. Ainda há agências com boas opções, basta ter paciência para procurar.

Andei a ver também alguns pacotes de viagens de fim de ano para o Brasil e confesso que os preços me deixaram pasma, lamentavelmente por vezes fica mais em conta  ir para outro país do que visitar alguns pontos do Brasil.

Gostaram das sugestões? Deixe aqui nos comentários as suas sugestões de viagem de fim de ano, partilhe conosco as suas experiências! 🙂