Turismo Santa Catarina - Brasil

O estado de Santa Catarina no Sul do Brasil é considerado um pedaço da Europa no Brasil, já que a colonização européia é fortíssima na região  e por onde você andar encontrará  fortes traços desta colonização e até mesmo pessoas falando em outras línguas, como o alemão. Santa Catarina  e sua capital Florianópolis é um desses locais que atraem o turista justamente por esse contraste com os demais estados do Brasil.

A primeira sensação que você vai ter em Santa Catarina é justamente o contraste, já que em um mesmo local você tem serras e as belas praias; aliás Santa Catarina é um excelente destino turístico para quem procura diversão variada e diferentes opções de passeios. Não tem como sentir tédio em Santa Catarina.

O difícil vai ser você escolher entre as serras, as baías, dezenas de ilhas e os municípios que tem construções típicas da colonização européia. Já a capital do estado, Florianópolis é mais moderna, jovial e abriga os campeonatos náuticos e de surfe.

No verão o destino mais procurado são as praias. As mais badaladas são as de São Francisco do Sul, Balneário Camboriú, Bombinhas e Garopaba. E para quem quiser fugir do mar e se refugiar em águas doces, pode visitar as lagoas que ficam ao sul do estado.

Baía Sul de Florianópolis – Foto de Danny Botelho (Wikipédia)

O inverno também é capaz de atrair os mais diversos turistas. Em Santa Catarina, na época do inverno faz-se geada e até mesmo neva; então este vira o destino perfeito para os casais apaixonados que procuram fazer um roteiro romântico. As serras nesta época são as mais procuradas.

Em Timbó os amantes da aventura estão em casa. O local é ideal para quem gosta de esportes radicais como rafting, canyoning e práticas verticais como as escaladas. E não se esqueça que ainda pode-se fazer passeios a barco, principalmente pela baía de Balneário Camboriú.

Balneário Camboriú – Foto de Andréia Bohner (Wikipédia)

Há ainda barcos que saem da Barra Sul e vão até a praia central, contornando a Ilha das Cabras, e parando na praia de Laranjeiras, ou você ainda pode fazer um tour de Bondinho, que fica em Balneário Camboriú; aqui, um veículo especial leva o turista para que ele tenha uma vista panorâmica das ruas e da cidade. Não se esqueça da maquina fotográfica para registrar todas as belezas por onde você irá passar; o bondinho parte do centro da cidade e vai até a orla do Balneário.

Um dos belos cartões postais de Santa Catarina também fica em Balneário Camboriú, e chama-se Molhe da Barra Sul, que é um caminho sobre o mar todo pavimentado e que mostra toda a paisagem belíssima da orla. E as atrações de Santa Catarina continuam e vão desde o vôo de parapente até o Cristo Luz, que fica no Morro da Cruz e  que lembra -nos o Cristo Redentor do Rio de Janeiro; passando por um dos maiores parques do Brasil, o Beto Carrero World.

E prepare-se pois o mês de Outubro é o mês das festas em Santa Catarina, há de tudo e para os mais variados gostos e bolsos. Dentre as mais famosas destacamos:

– Oktoberfest em Blumenau – Festa da Cerveja
– Tirolerfest em Treze Tílias – Festa típica da Comunidade Austríaca
– Festa do Imigrante em Timbó – Festa Alemã

Pontos Turísticos em Santa Catarina:

Turismo Rural:
Santa Catarina possue mais de 40 pousadas e hotéis rurais localizados nas mais diversas regiões do estado seja praia, montanha, ou campo.

Estâncias Termo Minerais:
– Santo Amaro da Imperatriz
– Gravatal
– Tubarão
– Treze Tílias
– Piratuba

Turismo Religioso:
– Santuário de Santa Paulina (Nova Trento)
– Santuário de Azambuja ou Vale dos Milagres (Brusque)