Castelo de Liechtenstein - Foto de Karl Gruber - Wikipédia

Aposto que você nunca ouviu falar de Liechtenstein, pois eu confesso que não conhecia e fiquei fascinada em saber mais sobre este minúsculo principado situado no centro da Europa. Com uma área de  160 km² Liechtenstein é o quarto menor  país da Europa, sucedendo o Vaticano, Mónaco  e San Marino. A Europa é uma fonte inesgotável de belas paisagens, cidades e destinos inesquecíveis. E o pequeno principado de Liechtenstein, comandado pela mesma família desde 1608 e que  fica  as margens do Rio Reno, é um desses destinos charmosos, românticos  e inesquecíveis..

Liechtenstein fica entre a Suíça e a Áustria, então você pode esticar as férias quando for para um desses países e conhecer o principado. Ele pode ser pequeno, mas isso não necessariamente significa que você tem poucas opções. Aliás, esta é justamente uma das vantagens de Liechtenstein,  você pode conhecer tudo, sem preocupações e com toda a tranqüilidade. Outra vantagem é que Liechtenstein é um país montanhoso, ou seja, você pode sossegadamente visitar o principado em qualquer época do ano. A dica é não desgrudar da máquina fotográfica, já que a beleza natural e a cidade medieval são atrações imperdíveis e rendem belíssimas fotos.

Castelo de Liechtenstein - Foto de Karl Gruber - Wikipédia

Em Liechtenstein você pode ver claramente a influência da cultura Suíça, Alemã e Austríaca. Se quiser realmente explorar tudo, é bom você alugar um carro para ver todos os vilarejos charmosos e cheios de história que estão encravados na montanha.

Para você se orientar, comece por Valduz, a capital do principado de Liechtenstein e certamente o maior vilarejo do local. Então percorra todas as ruas e vielas e veja a representação da mais antiga monarquia que sobreviveu do Sacro Império.

Liechtenstein é considerado um micro-país dentro da Europa. Mais de um terço da superfície do país está coberta por florestas e bosques. O clima é alpino, continental, com rigorosos Invernos, com fortes chuvas, céu nublado e abundância de nevões, e  temperados Verões, com céu nublado (frequentemente), húmidos, habituais na região. No inverno, podem, no local, praticar-se vários desportos, como o esqui, entre outros. É, aliás, nesta estação do ano, que o país se torna uma referência turística na Europa.

Castelo de Vaduz - Foto de Michael Gredenberg - Wikipédia

O principado tem um excelente sistema de saúde, mas a saúde pública custa caro aos cidadãos e de quem dela usufrui. Para os turistas, por exemplo, caso tenham algum incidente no país, antes da viagem as agências promotoras intermedeiam contratos com o estado, tornando os custos dos atendimentos médicos mais baratos para o cliente. Inclusive, mesmo os pequenos atendimentos médicos e os serviços de emergência são pagos. Para quem visite o país, somente terá que ter a vacina do tétano  em dia. Malária, febre amarela, tifóide, difteria, entre outras não constam na lista de vacinas obrigatórias.

Bandeira de Liechtenstein

Liechtenstein é o local ideal para quem procura clima frio, esportes na neve, história medieval,  belezas naturais, paz e tranquilidade; mas por mais estranho que possa parecer é raro encontrar informações turísticas completas sobre Liechtenstein. Geralmente o que se encontra são alguns sites que citam alguns hotéis em Vaduz, Triesen, Trisenberg e não muito mais. É uma pena não é mesmo?

Se você conhece Liechtenstein partilhe conosco nos comentários a sua opinião, dicas e sugestões. 😉

Pontos Turísticos de Liechtenstein:

– Castelo de Vaduz
– Castelo de Liechtenstein
– Edifício do Parlamento
– Museu Nacional de Liechtenstein
– Kunstmuseum Liechtenstein