Turismo em Congonhas do Campo - Minas Gerais

Se quem vai para Ouro Preto em Minas Gerais já sai de lá maravilhado e triste porque acabou, tem motivos de sobra para comemorar já que é impossível visitar Ouro Preto e não ir até Congonhas do Campo outra maravilhosa e histórica cidade mineira. A cidade de Congonhas do Campo situada a 70 km de Belo Horizonte (capital de MG) abriga as mais famosas obras de  Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, (Vila Rica, 29 de agosto de 1730 — Vila Rica, 18 de novembro de 1814) que foi um importante escultor, entalhador, desenhista e arquiteto no Brasil colonial. E um dos locais onde  estão as obras do artista Aleijadinho é no  Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

Na verdade essa obra é um verdadeiro complexo que tem seis capelas e mais de 66 esculturas que representam a cena da Paixão de Cristo. Uma das mais belas visões e surpresas que o turista pode ter ao visitar Congonhas do Campo.

Para quem vai fazer uma visita mais detalhada, Congonhas do Campo faz parte do roteiro das cidades históricas de Minas Gerais; ou seja, é uma das cidades que estão em todos os roteiros que mostram a história de Minas Gerais e da época do Brasil colônia. Tudo lá está preservado apenas esperando o turista. Outra atração de Congonhas do Campo são os hotéis fazenda que tem várias opções de passeio e atrações com a culinária típica mineira e tudo de melhor que o turista possa imaginar.

Outra atração de Congonhas do Campo são os Profetas, um conjunto de 12 estátuas feitas em pedra-sabão que retratam os apóstolos. Todas as imagens são feitas em tamanho real e se tornaram um dos conjuntos de obras mais famosos e visitados de Aleijadinho e de Congonhas do Campo.

Você ainda pode ver o Grupo Escultórico Passos da Paixão, que são figuras também em tamanho natural e talhadas na madeira. Elas estão divididas em grupos distintos e que são abrigadas nas seis capelas da Basílica. Uma das belezas de Congonhas do Campo.

A cidade de Congonhas do Campo é muito fácil de ser vista e visitada. Assim como Ouro Preto, Congonhas do Campo pode ser facilmente visitada a pé, basta apenas o turista ter disposição para subir e descer as ladeiras da cidade e adentrar as igrejas que abrigam as obras de seu mais famoso morador, Aleijadinho.

Site Oficial: – Turismo Congonhas

Os principais atrativos de Congonhas são:

– Basílica Santuário do Bom Jesus de Matosinhos

– Romaria

– Igreja de Nossa Senhora da Conceição

– Igreja do Rosário

– Museu da Imagem e Memória

– Parque da Cachoeira.

Prepare-se para encontrar os mais belos produtos artesanais em Congonhas do Campo, onde destaco as panelas de pedra, as miniaturas dos profetas em pedra-sabão, bonecas e bolsas de palha e os deliciosos licores tradicionais de Congonhas, feitos com a folha de congonhas. E aproveite para conhecer também as outras cidades históricas de Minas Gerais.