Braga é uma das cidades com mais história em Portugal, tudo isso fica muito visível no primeiro momento que você chega à cidade. Braga é cheia de monumentos e igrejas, tudo isso faz com que Braga seja considerado um dos principais centros religiosos de Portugal; e portanto um dos locais indicados para quem busca fazer turismo religioso. Um dos principais pontos da cidade  é a Igreja da Sé, que exibe vários estilos, desde o romano ao barroco. Mas as atrações de Braga não terminam por aí. São inúmeras opções e fica mais fácil você ter um bom roteiro do que ver quando chegar até Braga para não perder nada.

Comece pelo Antigo Paço Arquiepiscopal de Braga, um belo conjunto composto por três edifícios de épocas diferentes e distintas que formam uma bela e curiosa paisagem. A Ala poente fica voltada para a Praça do Município e tem estilo barroco, a ala sul tem visão para o Largo do Paço, e por fim, a Ala nascente tem visão para o Jardim de Santa Barbara e é feita em estilo gótico.

A Casa dos Coimbras, construida como residência para eclisiáticos,  tem uma pequena parte preservada, mas você ainda pode notar algumas das janelas em estilo manuelino que sobreviveram aos indícios de demolição do prédio.

Santuário Bom Jesus do Monte em Braga - Foto Wikipédia ©
Santuário Bom Jesus do Monte em Braga – Foto Wikipédia ©

Há ainda de se visitar o Museu dos Biscaínhos, que fica em um formidável conjunto patrimonial que é integrado pelo prédio do museu e o Jardim Histórico Barrocos. Aqui você tem a exata noção da vida da nobreza portuguesa; há ainda uma casa senhorial dos séculos XVII e XVIII, com uma grande coleção de artes e a decoração da época.

Já o Palácio dos Biscaínhos foi fundado no século XVII. Você pode ver toda a decoração e requinte da época nessa formidável construção. E por fim não deixe de visitar o Santuário do Bom Jesus do Monte, uma formidável construção de estilo barrocao e repleta de obras de artes; você pode visitá-lo durante o dia todo e existe até mesmo um transporte que sai do centro de Braga e te leva até lá.

Prepare-se para o frio se for em época de inverno já que Braga está situado mais ao norte de Portugal, e para quem tiver tempo pode facilmente chegar em Santiago de Compostela através de Braga. Bom não é? 🙂

Foto: Wikipédia