Bandeira de Bangladesh

Bangladesh é um país asiático vizinho da Índia,tendo a sudeste uma pequena fronteira terrestre com Myanmar, e a sul o Golfo de Bengala. Bangladesh é o primeiro lugar em densidade demográfica no mundo com aproximadamente 926 pessoas por km². A cultura  do Bangladesh conta com diversas formas artísticas e culturais. A história da cultura do Bangladesh data de há mais de 2500 anos. A terra, os rios e as vidas do povo bangla formam uma rica herança com marcantes diferenças em relação a países e regiões vizinhos.

Ir até Bangladesh é ter a impressão de que está visitando um país que é quase somente água. Então não se assuste se por diversas vezes você ser obrigado a atravessar rios para poder chegar ao seu destino final. Então prepare-se para em Bangladesh viajar muito de barco e de jangada.

Bandeira de Bangladesh

A capital de Bangladesh é Daca (ou Dhaka) e pode parecer a principio que é sem importância já que não tem nenhum grande monumento, mas é aí que você se engana. A cidade atrai os turistas justamente por isso, já que as pessoas procuram Daca para ver a vida cotidiana dos moradores do local.

Um dos atrativos de Dhaka  são as pinturas naif, todas coloridas e que irão te encher os olhos e a alma. A música também está por todas as partes. As pinturas estão por todos os lados, então ande de olhos bem abertos para poder apreciar tudo o que Daca tem a lhe oferecer.

Outro atrativo de Bangladesh é a sua população. Isso mesmo, as manifestações populares e o cotidiano da população local são surpreendentes e você pode apreciar tudo isso quando for até Bangladesh. Então já sabe, reserve um bom tempo e observe a riqueza e a beleza da vida local.

A dica para quem quer ver tudo isso é andar pelas ruas de Bangladesh e prestar bem atenção aos costumes locais e as lojinhas espalhadas por todos os cantos. Você vai ver os objetos surpreendentes que há nelas e como os moradores de Bangladesh lidam com o comércio e com a sua rotina.

E não se esqueça em Bangladesh você nunca irá se sentir sozinho. Isso porque o país é super-habitado e onde quer que você vá uma legião de pessoas estará a sua volta. E não se esqueça, você é um turista então é um motivo de curiosidade para os moradores locais; é comum que eles te sigam ou peçam para você tirar fotos. Divirta-se sendo o centro das atenções.

E como Bangladesh tem mais água do que terra, nada melhor do que a água ser o meio de transporte. Os taxis aqui são barcos ou jangadas dos mais diversos materiais e estilos. E por ser um país separado pela água, cada cidade fica quase que isolada da outra, isso é bom já que cada uma mantém a sua característica original e preserva toda a sua cultura.

Além  de tudo isso que Bangladesh oferece, o país é tido como parte de roteiros turísticos religiosos, ou mais específicamente roteiros de pessoas que estão em busca de uma resposta espiritual para problemas que por ventura  estejam a atravessar. Por isso se você busca um local Zen para relaxar e aprofundar-se na cultura hindu Bangladesh é o lugar ideal para este contacto mais íntimo.

O clima de Bangladesh é conhecido como clima tropical muito seco e ensolarado na maior parte do ano e no inverno extremamente úmido com chuvas torrenciais.

Tigre de Bangladesh

Pontos turísticos de Bangladesh:

– AhSão Manzil: Antigo palácio cor de rosa situado na capital do país.
– Museu Nacional: Localizado na parte européia da capital Dhaka.
– Hussain Dalan: Mesquita antiga e tradicionalissima também na capital Dhaka.
– Qadam Mubarak: Mesquita antiga Localizada em Chittagong segunda cidade mais importante de Bangladesh a beira do rio Kamapuli.
– Bazar Cox: Localizado pertinho de Myanmar e onde o turista encontra as praias de Inani e Himacheri.
– Parque Nacional de Sudarbans com 38.500 quilômetros quadrados de área, reserva ecólogica de trigres, veados e outros animais.
– Mosteiro Budista Somapuri Vihara: Situado em Paharpur, o mosteiro está repleto de obras de arte religiosas.
– Templo Govinda: Situado em Puthia, o templo foi edificado por volta de 1820 e é um local bélissimo repleto de torres ornamentais.

PS. Infelizmente não nos foi possível encontrar imagens de Bangladesh que fosse permitido a utilização ou partilha, a maioria das fotos tem direitos reservados e os autores das mesmas não permitem a divulgação.

Site Relevante em Inglês: – Embassy Bangladesh