Noticias Sobre Turismo Pontos Turísticos

Turismo cemiterial

Vote neste Post!

Turismo cemiterial ou necroturismo, um nicho que nos últimos anos tem conquistado milhares de pessoas. Você já ouviu falar? Confesso que este tema não me é confortável, talvez porque eu lide muito mal com o tema morte. Se tem algo que não compreendo neste planeta e nunca hei de compreender é a morte, mas deixando minhas indagações espirituais de lado, vamos ao que interessa.

Turismo Cemiterial Consolação - Foto: Roberta Zouain© Flickr

Turismo Cemiterial Consolação – Foto: Roberta Zouain© Flickr

O turismo cemiterial para quem nunca ouviu falar resume-se a pequenos percursos turísticos por cemitérios de diversas capitais onde encontram-se jazigos de diversos famosos, atores, atrizes, músicos, cantores, poetas, escritores, etc.  Você deve estar se perguntando porque alguém teria vontade de fazer turismo em um cemitério, ou por um cemitério? Talvez a vontade de aprender mais sobre história, arte, arquitetura ou sobre determinados ícones que de alguma forma lhes são interessantes, curiosidade, ou apenas a vontade de estar perto de….. Neste caso completem a frase com sua reflexão pessoal.

O Jornal de Notícias citou em 2011 que:

“Em apenas uma década, o número de visitantes dos sete cemitérios de Lisboa cresceu seis vezes, tendo atingido, em 2010, cerca de nove mil turistas. A maioria é oriunda de países da Europa do Norte, com os alemães e holandeses a liderarem este segmento turístico.”

Recentemente o Porto (em Portugal),realizou o X Ciclo Cultural dos Cemitérios do Porto, tendo as inscrições esgotadas rapidamente. O ciclo é sempre conduzido por especialistas em arte, história e música. Especificamente neste ciclo decorreram apresentações instrumentais com diversos músicos de renome.

Podem ver a matéria em: – Visitas aos cemitérios

Outros cemitérios realizam também diversos eventos como palestras e colóquios temáticos, concertos de música sacra, erudita e fado, poesias, etc. Lisboa tem vindo nos últimos anos a restaurar o ‘espólio’ dos cemitérios e o conselho Europeu tem até uma rota que contempla cemitérios em Oslo, na Noruega; na ilha de Cerdena, Itália; ou em Bucareste, na Roménia. São mais de 50 cemitérios de 18 países europeus que se tornaram destinos turísticos.

Mais sobre o tema em: – Correio da Manhã

Em São Paulo (Brasil), também há a visita guiada no Cemitério Consolação,  um verdadeiro museu a céu aberto que foi fundado em 1858 e que possui túmulos de personalidades como Monteiro Lobato, Tarsila do Amaral, Ramos de Azevedo, José Bonifácio de Andrada e Silva (o Patriarca da Independência), Antoninho da Rocha Marmo, Mário e Oswald de Andrade, além de obras de importantes escultores, tais como Victor Brecheret, Nicola Rolo, Luigi Brizzolara, entre outros.

Saiba mais em: – Guia do Turista UOL



Deixe Comentário

Insira Por favor o resultado, para poder avançar