Um dos principais pontos turísticos e de grande importância histórica da Inglaterra é a Torre de Londres, que  é um monumento  situado no Centro de Londres, as margens Norte do Rio Tâmisa.

Tem como nome original: Her Majesty’s Royal Palace and Fortress The Tower of London (O Palácio Real e Fortaleza de Sua Majestada A Torre de Londres). Com o passar dos séculos ficou conhecida apenas como: Torre de Londres.

Torre de Londres
© Bob Collowan, CC-BY-SA-3.0, Wikimedia Commons

Sua construção foi iniciada em 1078 as margens do Rio Tâmisa, por Guilherme o Conquistador, Duque da Normandia (1035-1087) e Rei de Inglaterra (1066-1087). Sua função era residencial até meados do século XVI, mas a sua função variou com o passar dos séculos,sendo lembrada mais pelo periodo em que era local de execução e tortura à nobres e outros. É também nesta fortaleza medieval que as jóias da coroa britânica, ficam guardadas em uma camâra subterrânea.

A Torre de Londres é aberta a visitação pública, onde durante um tour de cerca de uma hora o turista pode conhecer as salas de torturas que são mostradas por um guia (albardeiros do rei) vestido a rigor. Segundo dizem as narrativas são feitas de uma forma leve e divertida, tentando transformar o passeio em algo leve para o turista porém com dados históricos.

O local, como era de esperar também é envolto numa série de lendas ou histórias fantasmagóricas, já que por ter sido um local de prisão e tortura, muitas mortes alí decorreram; inclusive vários membros da realeza  tiveram suas vidas ceifadas dentro da Torre de Londres.

O primeiro relato sobre a aparição de um fantasma deu-se no ano de 1241, quando uma guarda da Torre de Londres jurou ter visto o espirito de Thomas Becket, executado no local no ano de  1170 pelo rei Henrique II. Porém o relato mais intrigante é de que até hoje o fantasma de  Anna Bolena, segunda mulher de do Rei Henrique VIII, decapitada na Torre de Londres, assombra algumas alas da Torre.

Você pode adquirir os seus bilhetes de entrada antecipadamente online ou em qualquer estação do metro para encurtar o seu tempo de espera à entrada.

Saiba mais em: – Historic Royal Places