A Torre de Belém é um dos maiores e mais belos símbolos da capital portuguesa, a cidade de Lisboa. É um símbolo tão importante que foi classificado como Patrimônio Mundial da Humanidade. Centenas de turistas de todo mundo vem ver a Torre de Belém, que foi recentemente classificada como uma das sete maravilhas de Portugal.

A Torre de Belém fica na margem direita do Rio Tejo, onde antigamente ficava a praia de Belém. Apesar de todas as inundações, a Torre de Belém continua firme e forte para agradar aos olhos de todos os turistas.
A construção desse símbolo de Lisboa começou em 1514, no reinado de Dom Manuel. A função da Torre de Belém era defender o rio Tejo de qualquer invasor que ousasse entrar em solo português. É claro, que ao longo do tempo, a torre foi perdendo a sua função original e ao longo dos anos já foi usada como farol, masmorra para os presos políticos da época entre outras funções.

A primeira coisa que chama atenção ao turista que visita a Torre de Belém é a beleza da sua construção que emana no exterior com as cordas e os nós esculpidos em pedras. Há ainda a Cruz de Cristo e os escudos decorados em esfera armilar que contém o emblema da bandeira portuguesa. Hoje ela é um importante ponto turístico da cidade.

O visitante ainda pode ver as galerias abertas, torres de vigia no mais belo estilo mourisco e vários elementos que fazem alusão às navegações. O interior é todo gótico e embaixo do terraço era uma armaria e a prisão dos políticos. Tudo com muito estilo e história.

A Torre de Belém tem dois elementos principais, a torre em si e o baluarte. Nos terraços da torre e nos ângulos dos baluartes, você pode ver as guaritas cilíndricas coroadas por gomos em forma de cúpulas, decoradas em cantaria de pedra.

A torre quadrangular da Torre de Belém ainda se divide em cinco pavimentos acima do baluarte que são: A sala do governador que fica no primeiro pavimento; Sala dos reis com o teto elíptico e fogão ornamentado fica no segundo andar; no terceiro pavimento fica a sala das audiências; a capela fica no quarto pavimento e no quinto pavimento você vê o terraço da torre.

Para chegar até a Torre de Belém, o turista pode pegar o metrô e ir até a estação do Cais de Sodré, de lá é só pegar um ônibus para Belém; todo o percurso é super rápido e tranqüilo. A Torre de Belém fica aberta para visitação de terça a domingo das 10h00 às 17h00 , a entrada é paga.

Avenida Brasília
Zona de Belém
1400-038 Lisboa

Mais Fotos em: Wikipédia Torre de Belém