República da China, Formosa ou Taiwan é uma cidade moderna e que ao mesmo tempo ainda conserva as suas mais belas tradições. Assim é Taiwan. Só em Taipé, a capital taiwanesa é possível você se maravilhar com os projetos arquitetônicos como Templo Lungshan fundado em 1738 e o Taipei 101 que é o prédio mais alto do mundo com 508 metros de altura de 101 andares.

O transito caótico é marca registrada da região e você certamente vai encontrar todo o tipo de lambretas possíveis circulando entre as ruas estreitas e as casas de comércio da região. O prédio mais alto do mundo, o taipei 101 foi inaugurado em 2004 e proporciona a bela visão de toda a cidade. Nos 5 primeiros andares está um shopping.

O observatório fica entre o 89º e o 91º andar – a subida custa 350 novos dólares taiwaneses (R$ 22,50); o restante é destinado a escritórios. Um passeio que você não pode deixar de fazer, seja pela inesquecível vista quanto pela estrutura do prédio, uma maravilha tecnológica e de arquitetura.

Se você procura conhecer um pouco mais dos rituais tradicionais deve visitar os templos que estão repletos de rituais budistas e taoístas.  O Templo Lungshan é uma espécie de catedral em Taipé, e é muito procurado por turistas e moradores da região especialmente no período da noite já que a iluminação dá outro toque ao local. O cheiro do incenso e a música relaxante dão uma sensação de paz inigualável.

E para quem gosta de levar uma lembrancinha para a casa a dica é ter dinheiro na mão e pechinchar. Há cerâmicas por 0,64 dólares. O difícil vai ser escolher o que levar para a casa.

Como é cruzada pelo Trópico de Câncer, a ilha de Taiwan tem um clima agradável o ano todo. Mas cuidado, apesar do belo litoral é raro ver as pessoas vestirem roupas de banho torrar ao sol. Lá é moda ter a pele bem branca, ou seja, os moradores locais usam a praia somente para pescar.