Localização de Serra Talhada - Mapa de Wellber Drayton - Wikipédia

Quem quer conhecer o típico sertão nordestino e conhecer as histórias do cangaço,  Serra Talhada é o local indicado para umas férias diferente de tudo que você já vivenciou. Serra Talhada, fica a 415 km da capital pernambucana, Recife. O local se tornou um grande pólo turístico devido a suas belezas naturais, e devido a ser a cidade natal do famoso cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião.

No século XVIII, Serra Talhada, era uma fazenda de criação pertencente ao português capitão-mor da esquadra portuguesa Agostinho Nunes de Magalhães;  ganhou o nome de Serra Talhada devido a uma montanha local cujo formato dá a ideia de que foi talhada a mão. Serra Talhada também é conhecida como a terra do xaxado (dança típica nordestina).

Localização de Serra Talhada – Mapa de Wellber Drayton – Wikipédia

Um dos atrativos turísticos principais da cidade é a casa do cangaceiro Lampião, no local estão guardados vários pertences do Rei do Cangaço: as armas, roupas de couro, etc. É onde também se pode assistir a uma apresentação de xaxado, cujo nome foi dado devido ao som do ruído que as sandálias dos cangaceiros faziam ao  arrastarem sobre o solo durante as comemorações celebradas nos momentos de glória do grupo de “Lampião”.

Outro local de grande fluxo turístico é o cruzeiro da cidade, o mirante do Talhado do Urubu, o centro histórico e os casarios coloniais. A vegetação de Serra Talhada , conhecida como caatinga, permite ainda a abertura de trilhas ecológicas, corridas de aventura, e estudos científicos, observação de pássaros, turismo fotográfico, entre outros.

Igreja N. Sra do Rosário – Copyright © 2005 Patrick. (GFDL) – Wikipédia

Se for a Serra Talhada não deixe de ver:

* Casa da Cultura, uma bela construção antiga, que já foi sede do cartório, hoje abriga peças de toda a história de Serra Talhada, desde Lampião, filho ilustre da cidade, fotos de pessoas importantes do município e de suas “misses”, que em três anos consecutivos levaram o prêmio de Miss Pernambuco, objetos do Padre Jesus, figura importante na construção da Igreja Matriz, e outras peças históricas.

* Igreja Nª Senhora do Rosário, pequenina, porém bela, foi construída à mão de obra escrava. Foi ao seu redor que se deu início a cidade de Serra Talhada, na época chamada de Vila Bela.

* Museu do Cangaço, esse fica localizado na Estação do Forró, instalado em um prédio da antiga estação ferroviária da cidade;

* Estação do Forró, local onde ocorrem as festas juninas do município, lá você encontra uma pequena cidade cenográfica, com casas de madeira e de barro, além, é claro, do antigo prédio da estação, neste local durante todo o ano, ocorrem apresentações culturais, uma das mais famosas é o Encontro Nordestino de Xaxado, onde se apresentam grupos de todo o nordeste e também grupos locais.