Saquarema - Foto de Hosana e Louis Lourenço Gonçalves (Disponivel no Baixaki)

Como eu sempre digo o Rio de Janeiro é a cidade maravilhosa, para mim é uma dos mais belos locais de turismo brasileiro e o mais conhecido mundo afora. E é claro que um estado com tanta importância assim não resumiria as suas belezas só em sua capital. Saquarema, situada na região dos lagos, fica distante cerca de 100 quilômetros da capital e é uma das maravilhas que se escondem no Rio de Janeiro. Um destino  turístico inesquecível para quem procura belas praias, sol,  surf, eco-turismo e belezas naturais.

Na verdade Saquarema é considerado a capital brasileira do surfe, tudo isso é fruto das suas praias que tem ondas perfeitas e fortes. Desde 1970 ela é a sede do WCT e o SuperSurf, dois dos mais importantes campeonatos da categoria. Se você for surfista, não pode perder por nada Saquarema; e mesmo você que gosta de apreciar o esporte, no verão pode encontrar os maiores surfistas do mundo rodando por Saquarema.

E como o forte de Saquarema são as praias mesmo, algumas dicas para você não deixar  escapar as melhores praias da região. A primeira delas é a Praia de Saquarema, onde fica a praia de Itaúna o reduto de todos os surfistas de Saquarema.

Saquarema - Foto de Hosana e Louis Lourenço Gonçalves (Disponivel no Baixaki)

A Praia da Vila está repleta de quiosques, bares e restaurantes e é a mais agitada de Saquarema. A paisagem, as águas limpas e as boas ondas atraem os turistas; ela tem quase um quilômetro de comprimento.

A Prainha é considerada uma das mais bonitas de Saquarema, ela fica entre a praia da Vila e Itaúna. Já a Praia de Vilatur é bem calma e indicada para a família passar momentos agradáveis; aqui você pode pescar tranquilamente. E para os amantes do eco-turismo a praia indicada é a de Massambaba; ela é de preservação ambiental e tem quase 11 quilômetros. Massambaba  é bem deserta e com águas claras e areias finas e ainda preserva um pouco da Mata atlântica.

E ainda na onda do eco-turismo tem-se que visitar a Cachoeira Serra do Roncador, um complexo com seis cachoeiras; a lagoa de Jaconé e suas águas esverdeadas e vegetação de mangue; a lagoa segundo dizem é de de água mineral e  fica em um acesso meio complicado da serra, mas vale a pena ser visitado.  Não deixe de ir ao Sambaqui  da Beirada (sítio arqueológico de 4500 anos); e por fim, a lagoa de Saquarema, um ótimo local para se praticar esportes náuticos.

Na verdade, por onde quer que você vá em Saquarema vai encontrar uma ótima opção de eco-turismo, praias, cachoeiras, lagoas e trilhas que irão te levar a locais maravilhosos e inesquecíveis. A dica é ir com muita disposição e espírito de aventura para ver tudo o que Saquarema lhe oferece.

Deixo-vos abaixo um vídeo disponivel no Youtube de Anna Favaron que traduz toda a beleza de Saquarema em belas imagens:

Foto: Hosana e Louis Lourenço Gonçalves (Disponivel no Baixaki)