Brooklin - São Paulo (Foto Wikipédia)

A minha amada terra São Paulo completa dia 25 de Janeiro de 2011, 457 anos de sua fundação. Em 25 de janeiro de 1554, nascia a maior e mais rica metrópole do Brasil,  a povoação de São Paulo de Piratininga surgiu com a construção de um colégio jesuíta, pelos padres portugueses Manuel da  Nóbrega e José de Anchieta, no alto de uma colina,  entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí.

Brooklin - São Paulo (Foto Wikipédia)

O nome “São Paulo” foi escolhido porque o dia da fundação do colégio foi 25 de janeiro, dia no qual a Igreja Católica celebra a conversão do apóstolo Paulo de Tarso, conforme informa o padre José de Anchieta em carta aos seus superiores da Companhia de Jesus:

“A 25 de Janeiro do Ano do Senhor de 1554 celebramos, em paupérrima e estreitíssima casinha, a primeira missa, no dia da conversão do Apóstolo São Paulo, e, por isso, a ele dedicamos nossa casa! “

O povoamento da região do Pátio do Colégio teve início, em 1560, quando  Mem de Sá, governador-geral do Brasil, na Capitania de São Vicente, ordenou a transferência da população da Vila de Santo André da Borda do Campo, que fora criada por Tomé de Sousa em 1553, para os arredores do colégio; local alto e mais adequado para melhor se proteger dos ataques dos índios.

Desta forma, em 1560, a Vila de Santo André da Borda do Campo foi transferida para a região do Pátio do Colégio de São Paulo e passou a se denominar Vila de São Paulo, pertencente à Capitania de São Vicente.

São Paulo foi por muito tempo a única vila no interior do Brasil. Esse isolamento de São Paulo se dava principalmente porque era dificílimo subir a Serra do Mar, a pé, da Vila de Santos ou da Vila de São Vicente para o Planalto de Piratininga,
e os ataques dos indios eram frequentes.

Os séculos foram passando e São Paulo foi crescendo e acolhendo povos de diversos países do mundo, bem como migrantes de outros estados brasileiros. Hoje São Paulo é considerada a mairo metrópole da América do Sul, e conhecida como o gigante que não adormece em razão de se encontrar inúmeras atividades comerciais na capital aberta 24 horas por dia: farmácias, restaurantes, supermecados, posto de gasolina, casas noturnas, etc.

Por isso e muito mais eu amo São Paulo, obrigada São Paulo por existires!

Parabéns São Paulo e que neste ano de 2011 nossos governantes possam olhar um pouco mais para ti e resolver tantos problemas que nos incomodam diariamente! Que as nossas ruas recebam sinalizações de trânsito vertical e horizontal, que as placas de indicação de rotas e caminhos sejam recolocadas, que o asfalto de nossas ruas seja refeito, já chega de tanto buraco.

Que sejam encontradas soluções para as áreas de alagamento, que os hospitais sejam melhorados, que a violência urbana diminua, e que tenhamos policias bem pagos e ativos nas ruas protegendo a população

Quem sabe…..quem sabe, afinal de ilusão também se vive.

Parabéns São Paulo!