São Martinho do Porto é uma freguesia portuguesa do concelho de Alcobaça, próximo a 15 km de Caldas da Rainha e 15 km de Nazaré. Esta linda localidade é famosa pela sua baía em forma de concha, que proporciona aos visitantes uma praia calma e sem ondas. Em certos pontos da praia de São Martinho do Porto, formam-se em certas horas do dia pequenas piscinas de aguas limpas e mansas, onde crianças e jovens podem brincar a vontade.

são-martinho-do-porto1

Geralmente ao meio da tarde a maré já começa a subir e deve-se ter em conta pois em certos pontos ‘temos pé’ e com a subida da maré perde-se ‘o pé’, ou seja há alguns desniveis na entrada da agua, por isso apesar de ser uma praia mansa deve-se ter cuidado. São Martinho do Porto tem a parte baixa da cidade que é onde se concentram praia, cafés, esplanadas, restaurantes e a badalação turistica. Na parte alta, encontra-se igreja, casas tipicas e belissimos condominios fechados.

sao-martinho-do-porto

No Facho, localizado no lado direito da Baía de São Martinho do Porto, em dias claros consegue se avistar Berlengas (Peniche). São Martinho do Porto também é considerado um dos grandes observatórios de aves de Portugal pela concentração de algumas espécies raras existentes na região, ou que se refugiam na mesma em dias de mau tempo. Seguindo pelo passeio até a Vila de São Martinho, ao lado direito da Baía você encontrará o tunel abaixo!

tunel-sao-martinho

tunel-são-martinho

Atravesse-o para se deparar com o magnifico oceano e suas ondas bravas, as fotos abaixo é onde vai dar o tunel! 🙂

tunel-são-martinho-do-porto

praia42

praia40

No verão a praia é concorrida, no inverno prepare-se para encontrar um verdadeiro paraiso deserto, onde se pode caminhar horas a fio sem ver absolutamente ninguem. Se você gosta de souvenirs prepare-se também pois lá vai encontrar lojas fabulosas de decoração, e de lembrancinhas! Não vá embora sem ao menos levar uma pequenina.

Outro fato pitoresco é estar dentro d’água com agua pelos joelhos e a nossa frente saltarem peixes, e ao olharmos para os nossos pés vermos lindos cardumes! 🙂 São Martinho é encantador.maio13