Assim como o Santuário de Fátima em Portugal,  o Santuário de Loreto na província italiana de Ancona, é um dos locais que mais recebe peregrinos religiosos em todo o mundo. Para além da Basílica da Madonna di Loretto, os peregrinos visitam a localidade com a intenção de conhecer a famosa Santa Casa de Loreto. Reza a lenda que Basílica da Madonna di Loretto foi construída ao redor de uma antiga casa que supostamente foi a casa da Virgem Maria e que teria sido transportada até o local pelos anjos. Este também é um dos motivos pelo qual a Madonna di Loreto é a padroeira dos pilotos, isso deve-se ao fato de fiéis  interligarem os anjos que transportaram a casa pelos ares com vôo, pilotos, etc.

Santuário de Nossa Senhora de Loreto na Itália
Nossa Senhora de Loreto

A lenda envolve diversas etapas e conta-nos que antes de chegar a Loreto, a Santa Casa que havia sido construida em Nazaré, já havia estado em outras 5 localidades. A Santa Casa é uma construção de um só pavimento (um só piso) com 8,5 m por 3,8 m e 4,1 m de altura; tem uma porta no lado norte e uma janela no lado ocidental.

Dentro dela encontra-se uma bonita imagem de Nossa Senhora de Loreto feita em madeira de um cedro do Líbano dos jardins Vaticanos, que o Papa Pio XI fez cortar e que coroou em 1922 no Vaticano, antes que fosse transladada até Loreto.

Investigações realizadas pelo arquiteto Nerio Alfieri, professor de arqueologia na Universidade de Bolonha, apontam anomalias absurdas para a construção que abrangem desde o posicionamento com os pontos cardeais, passando pelo material com que foi construido, e a constatação de que a casa não possui base própria já que a base encontra-se em Nazaré. A casa só tem 3 paredes, já que em Nazaré havia sido construída  apoiada em uma rocha gigante, a espessura das três paredes correspondem perfeitamente com as medidas das bases que se encontram em Nazaré.

Os leitores poderão verificar maiores detalhes em: – Ciência confirma Igreja – Santa Casa de Loreto