Os Santos Populares no Brasil são festejados com as famosas Festas Juninas, festividades do país mais esperadas a seguir ao Carnaval. As comemorações aos dias de Santo António, São João e São Pedro têm grande importância no Brasil, em especial nos estados nordestinos da  Paraíba e de Pernambuco, onde em 2010 foram recebidos mais de 1 milhão de turistas.

A tradição destas festas típicas que hoje são realizadas no Brasil, foi trazida pelo povo português,  e também no Brasil  se comemora o Santo António a 13 de Junho, o São João a 24 e o São Pedro a 29 de Junho. As Festas Juninas decorrem sempre com muita dança junina, comida, fogos de artificio, roupas típicas, música e muita animação.

No Nordeste do Brasil, tal e qual no Carnaval, as pessoas também se mascaram, dançam forró, quadrilha, acendem fogueiras, soltam fogos e deliciam-se com as comidas típicas da época, a maioria à base de milho, um verdadeiro deleite para o estômago e para o espírito.


As cidades de Recife (Pernambuco), em Caruaru (Pernambuco) e em Campina Grande (Paraíba), têm as festas juninas mais famosas do país, e  atraem anualmente  milhares de visitantes de todo o Brasil e de outros países. Em Campina Grande, na Paraíba o São João é festejado durante 30 dias consecutivos, por isso o turiste tem tempo de sobra para saborear em detalhes não só os festejos juninos, mas também conhecer as belezas naturais das localidades próximas.

Quem conhece as festas dos Santos Populares do nordeste brasileiro, não se esquece jamais e com certeza vai querer voltar no ano seguinte; sempre fica aquele gostinho de ‘quero mais’! Tradição, gastronomia, história, cultura, unidos num só evento, vale a visita, aproveite que ainda dá tempo de pegar o próximo vôo. 😉

Para mais fotos visite: – Flickr – Visit Brasil

Fonte e Imagens: Imago e RP Embratur