Castelo de Santa Maria da Feira - Foto de Marinhopaiva (Wikipédia)

Santa Maria da Feira situada ao norte de  Portugal, próxima a cidade do Porto,  é um local rico não somente em delicias gastronômicas, mas também em festividades e histórias a serem contadas. E para você curtir tudo o que Santa Maria da Feira oferece, nada melhor do que antes de viajar  consultar o calendário das festas locais para não perder nada. O difícil vai ser você escolher apenas uma festa para apreciar. Outro destaque de Santa Maria da Feira é o artesanato, principalmente os trabalhos feitos em cortiça. Mas há também trabalhos feitos em mármore, ferro, latão, cerâmica, madeira, com flores e peles diversas; há ainda mantas, cestas, vassouras, tamancos e tudo mais o que você pensar. Há certamente uma boa peça para você levar de recordação.

Uma das festividades mais tradicionais de Santa Maria da Feira é a Festa das Fogaceiras que ocorre no dia 21 de janeiro; a festa atrai uma multidão que espera para ver o cortejo e a procissão. Aliás, por todo o ano em Santa Maria da Feira são realizadas festas e romarias para os mais diversos santos e padroeiros, então não se preocupe que em qualquer época que você for até Santa Maria da Feira vai encontrar uma procissão ou festa dirigida a algum santo ou padroeiro; mas lembre-se de se programar com antecedência para evitar surpresas.

Castelo de Santa Maria da Feira – Foto de Marinhopaiva (Wikipédia)

Se você está em busca de conteúdo cultural, Santa Maria da Feira tem muito a oferecer. O centro cultural de Santa Maria da Feira é um dos mais ricos de Portugal, com destaque para alguns castelos, como o Castelo da Feira, Quinta do Castelo; alguns jardins municipais, o monumento dedicado a Fernando Pessoa; as Termas e Parque das Caldas de São Jorge; Monumento a Manuel Laranjeira; Museu e Parque em Santa Maria de Lamas e o Museu Municipal. Esses são apenas alguns dos monumentos e roteiros que você encontrará em Santa Maria da Feira.

Mas a atração mesmo de Santa Maria da Feira acontece uma vez por ano e transforma o centro da cidade em um mundo medieval que retrata o inicio de Portugal. Você pode presenciar em apenas um final de semana os mais diversos enredos e temas históricos da Portugal medieval, como a extinção da Ordem dos Templários e da criação da Ordem de Cristo; tudo isso mostrando o papel importante que Portugal e a cidade de Santa Maria da Feira tiveram ao longo dos anos.

Então somente por esta festa você já sabe que monumentos e história não irão faltar para quem visitar Santa Maria da Feira; só em um final de semana você tem a oportunidade de viajar ao passado e sentir todo o clima da época medieval e ser testemunha da importância de Santa Maria da Feira para Portugal.

A festa ‘Viagem Medieval em Terra de Santa Maria’ é a maior recriação medieval  da Península Ibérica e uma das maiores da Europa.E durante a festividade você terá a oportunidade de ver uma Loja de roupas medievais que fica na Casa do Moinho. Já imaginou voltar para casa com um exemplar de uma roupa da época medieval? Somente em Santa Maria da Feira.

Pontos turísticos em Santa Maria da Feira:

– Carvoeiro  – Canedo
– Castelo de Santa Maria da Feira
– Castro de Romariz
– Centro Histórico de Santa Maria da Feira
– Convento dos Lóios
– Guimbras
– Quinta do Castelo
– Casa da Quinta do Engenho Novo
– Zoo de Lourosa – Parque Ornitológico Municipal