A Guatemala tem uma das mais ricas heranças Maias de toda a América Central e o país já é considerado o destino turístico mais procurado de toda a região central das Américas. O país tem uma incrível quantidade de belas paisagens de montanhas, vulcões e selvas, além do místico Lago de Atiltlão.

A Guatemala é o centro das antigas tradições que existem até os dias atuais. Se você quiser ter acesso a todos os costumes locais precisa ir ao o Mercado de Chichicastenango. São cores e visões difíceis de serem vistas quem qualquer outro local do mundo. Já a cidade de Tikal é o centro cerimonial dos Maias e o local exato onde você poderá ver tudo de precioso que existe da cultura deles.

Para quem gosta de comprar novidades, terá a disposição excelente produtos artesanais tradicionais da Guatemala que são na verdade verdadeiras obras de arte que representam os costumes locais ou até mesmo animais. Os tecidos também são belíssimos e multicoloridos para alegrar qualquer um.

A melhor época para se ir a Guatemala é de novembro a abril, já que o tempo é mais seco. As montanhas têm um clima bem agradável sendo o dia quente e a noite refrescante. Só o litoral que tem um clima totalmente quente e úmido.

As atividades turísticas na Guatemala são as mais variadas. A costa proporciona arrecifes de coral onde você pode praticar o mergulho e o snorkeling. Já o interior do país é onde você faz excursões pelas florestas, trekking e senderismo. Opções para todos os gostos e pessoas.

Um dos locais muito apreciados pelos turistas é a Cidade da Guatemala. Aqui o ponto alto é você descobrir tudo sobre a civilização Maia e fazer uma verdadeira volta ao passado. São produtos modernos e que remetem ao passado. A cidade ainda oferece ótimas opções de teatros, museus e o famoso e belo Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia. Não se esqueça de parar por alguns minutos e contemplar o rico ecossistema da região formado por florestas tropicais, vulcões, rios e praias.

Já a Cidade Flores é o ponto de partida para as excursões. A cidade fica em uma pequena ilha no Lago de Petén Itzá. O destaque da cidade são as Grotas Actun-Can onde você pode usar sua imaginação para descobrir as figuras que se formam nas pedras. Aproveite e passei de canoa pelo lago e visite o Biotopo Serra Cahuí um reserva de floresta tropical totalmente conservada.

Foto: Wikipedia

Site Turismo: Visit Guatemala