Catedral de Riga

A Letônia é um território cheio de historia, e a sua capital Riga abriga uma grande parte dela. Na verdade, o turista que descobrir Riga poderá ver de perto a influencia cultural que a cidade sofreu da Alemanha, Polônia, Suécia e da Rússia. Riga, a capital da Letônia é alegre e boêmia, além de oferecer um misto de história e uma bela efervescência contemporânea. Na verdade, depois da desocupação soviética, Riga tem crescido em todos os sentidos e já ganhou até mesmo o apelido de “Pequena Paris”. Tudo isso graças à sua expansão artística e cultural.

A cidade velha de Riga, fundada no século 12 e suas ruelas estreitas formam um verdadeiro labirinto, onde você pode viajar no tempo e sentir todas as sensações, inclusive o aroma de chocolate quente no ar. A dica é você sair andando pelas ruas e descobrir o som dos sinos das igrejas, o centro histórico chamado de Vecriga que conquista os turistas por causa das fachadas coloridas e a diversidade dos estilos arquitetônicos.

 

Catedral de Riga
Catedral de Riga

Já a Doma Laukums é a praça da catedral, e aqui é um ótimo ponto para você começar o seu passeio. Mas antes de sair andando por aí, pare um minuto e contemple os vitrais que mostram cenas da vida medieval de Riga, não perca também a oportunidade de ver o órgão de 7 mil tubos; se puder fique para assistir um concerto no local.

Após contemplar a catedral, vá em direção ao rio Daugava, onde você encontra outra bela praça, a Ratslaukums. É nela que fica a mais bela construção de todo o centro histórico, a Casa das Confrarias dos Cabeças Negras. Ao redor da praça você ainda pode encontrar diversos cafés e casas de chá para lá de charmosos e alguns antiquários. A dica é você fazer uma breve pausa e visitar a gótica igreja de São Pedro; ela fica na Emihls Gustavs Chocolat, sob as arcadas do Berg Bazaar.

A melhor vista que você poderá ter de Riga será do alto desta mesma igreja; então vale a pena visitá-la. Ela tem um elevador que te conduz até o alto da torre, mas é claro que se você desejar pode subir os vários degraus. A torre tem 70 metros de altura e daqui você pode ter uma vista deslumbrante de Riga, incluindo o rio Daugava e a Akmens Tilts – a ponte de pedra que fica ao fundo.

Perto da igreja fica o Museu de Arte Aplicadas e Decorativas, que abriga uma vasta coleção de objetos populares da Letônia. Esta é a sua próxima parada. Depois aproveite para apreciar as famosas casas medievais conhecidas como “os três irmãos”. Elas ficam ao lado da igreja de São Jacob; uma das casas abriga até o Museu de Arquitetura de Riga. Perto dali você pode ver o castelo de Riga; atualmente aqui é a residência do presidente da República da Letônia e sede de dois museus.

E como a cidade de Riga é predominantemente medieval ela é cercada por torres e fortificações. A mais importante delas é a torre de Pólvora local que abriga o Museu da Guerra.

 

Ponto Turístico Famoso em Riga:

Outra atração muito procurada em Riga é a Casa do Gato que possui a escultura de um gato preto empoleirado no topo do telhado. Lendas dizem que o escultor morreu ao cair do prédio no decurso de colocá-la no lugar.

 

Detalhe do Gato no Telhado
Detalhe do Gato no Telhado

O dono da casa, um rico comerciante letão, encomendou a escultura após a sua adesão à câmara de comércio (localizada do outro lado da rua) ter sido rejeitada. Inicialmente, o gato foi posicionado com sua cauda reta para cima voltada para a câmara.

 

Casa do Gato em Riga
Casa do Gato em Riga

Tendo presente o insulto a que fora destinado a ser, membros do clube de comerciantes exigiram na justiça que o animal fosse desviado para uma posição menos ofensiva. Eles ganharam o caso, e o gato pode ser visto até hoje.

Foto: Wikipédia

 

 

Visite também:

. Os melhores locais da Bielo-Rússia