Réveillon em Copacabana

O Réveillon de Copacabana é considerado a festa de Ano Novo mais famosa do Brasil. Quem começou a passar a virada do ano na praia de Copacabana foram os praticantes do Candomblé nos anos 70. A festa tinha proporções menores, e todos usavam branco para saudar Iemanjá com oferendas levadas ao mar antes da meia-noite. Há décadas o Reveillon de Copacabana consolidou-se como um espetáculo grandioso e difundido mundo afora por televisões do Brasil e de diversos países, o que contribuiu para que muitas pessoas ao redor do mundo sonhem em passar esta data festiva em Copacabana. Quem começou com a tradição dos fogos de artifício foram os donos do antigo hotel Meridien que ficava em Copacabana. O prédio de 39 andares recebia uma cascata de fogos que saia de seu topo e ia descendo pelos andares do arranha-céu. Assim, outros hotéis também começaram a financiar a festa dos fogos atraindo turistas e moradores. A partir do amo de 2.000 a tradicional queima de fogos passou a ser feita em balsas distantes da praia para evitar acidentes. Ao todo 24 toneladas de fogos em 11 balsas fazem o show pirotécnico que dura mais de 15 minutos.

Leandro Neumann Ciuffo - Rèveillon 2013
Leandro Neumann Ciuffo © – Reveillon 2013 (Wikipédia)

Anualmente o evento atrai mais de 2 milhões de pessoas que se espalham pela orla e desfrutam da festa na areia da bela praia de Copacabana ou até mesmo nos grandes hotéis situados a beira mar e que proporcionam uma vista maravilhosa do momento da explosão dos fogos de artificio.

Segundo a mídia, parece que este ano a realização da festa tem enfrentado algumas dificuldades por falta de verba suficiente para contratação de muitos artistas, porém nada confirmado até o momento e já estamos bem perto do grande dia. Sites oficiais como o da Prefeitura do Rio de Janeiro, até a presente data 03/12/2016, ainda não divulgou nenhuma informação concreta sobre o evento e tampouco quem serão os participantes da festa. Tem se aventado alguns nomes como Elba Ramalho e Léo Jaime, porém não li em site oficial nenhum esta info.

De qualquer forma não só em Copacabana, não faltarão oportunidades e opções para os cariocas e estrangeiros se divertirem já que em diversos pontos do Rio de Janeiro irão decorrer festas de reveillon como por exemplo em:

– Ano novo do Rio Réveillon
– Ano novo do Réveillon do Morro
– Ano novo do Réveillon Celebrare no Monte Líbano
– Ano novo do Réveillon Privilège Búzios
– Ano novo do Réveillon da Tartaruga
– Ano novo do Réveillon da Gávea

Veja mais dicas em: – Confira Mais

 

Reveillon Jockey Clube Rio de Janeiro -Imagem Site Oficial ©
Reveillon Jockey Clube Rio de Janeiro -Imagem Site Oficial ©

Se você não está disposto a enfrentar a multidão e toda agitação da praia, a sugestão é procurar clubes, hotéis e discotecas de renome, pois todas oferecem diversas opções para a noite de Reveillon. Outros locais como o famoso e bélissimo Jockey Club na Gávea realiza já há uma década uma bélissima festa de Reveillon. O o Museu de Arte Moderna (MAM) também realiza seu concorrido Reveillon Cidade Maravilhosa.

Para quem quer fugir de Copacabana mas ainda assim quer participar de uma festa grandiosa veja as dicas no link abaixo:

Boa Diversão