Quinta da Regaleira - Foto de Husond © - Wikipédia

A Quinta da Regaleira (ou Palácio da Regaleira) também conhecida como o  Palácio do Monteiro dos Milhões, associado a alcunha do primeiro proprietário, António Augusto Carvalho Monteiro ( brasileiro, filho de portugueses que herdou uma grande fortuna com o comércio de cafés e pedras preciosas, que cedo lhe permitiu embarcar para Portugal); está situado em Sintra,um dos lugares mais lindos do mundo. A Quinta da Regaleira é rodeada de simbologias mística com fundamentos na Maçonaria, Templários e Rosa-cruz. A arquitetura tem uma mistura de estilos o que torna o lugar único e mágico; lá conjugam-se o romântico, o gótico, o manuelino e outros estilos, que convivem harmoniosamente como notas sonoras de uma agradável sinfonia.

Quinta da Regaleira – Foto de Husond © – Wikipédia

Para além de toda a inegável beleza do local, teorias de historiadores nos mostram pontos primordiais na Quinta da Regaleira que denotam a grande espiritualidade de Carvalho Monteiro como a disposição das plantas, ervas e flores no Bosque,  o Patamar dos Deuses composto por 9 estátuas dos deuses greco-romanos, o Poço Iniciático composto  por nove patamares separados por lanços de 15 degraus cada um, invocando referências à Divina Comédia de Dante, e outros detalhes importantes que fazem do local um sítio enigmático e surpreendente.

Quinta da Regaleira – Foto de Husond © – Wikipédia

O famoso Poço Iniciático está ligado por várias galerias ou túneis a outros pontos da quinta, o que compõe verdadeiros labirintos complexos. Para além destes pontos citados, conta-se ainda com a bélissima Capela da Santissima Trindade e a Torre da Regaleira, construida com propósitos efetivos de dar a impressão de se estar no centro do mundo; ao menos é essa a sensação que os visitantes dizem ter ao ter acesso a mesma.

Gruta do Labirinto – Foto de Lusitana © – Wikipédia

Atualmente o acesso à Quinta da Regaleira pode efectuar-se em várias formas de  visita; que  incluí a visitação aos jardins e dos vários núcleos museológicos que estiverem disponíveis,  bem como a participação nas actividades lúdicas e culturais gratuitas que decorram nesse dia. Existem também vários tipos de visitas guiadas. Na Quinta da Regaleira o turista encontra o serviço de atendimento ao visitante, serviço de guias para visitas temáticas,  restaurante, cafetaria, esplanada, loja com publicações e produtos exclusivos e uma livraria especializada.

Poderá ter mais informações no site oficial: – Quinta da Regaleira