Após o imenso sucesso dos eventos anteriores, onde o Rolé Carioca reuniu inúmeros grupos de turistas, convidamos aos interessados a conhecerem mais sobre o belo Rio de Janeiro a participarem no próximo dia 25 de Agosto de 2013,  às 9h00, de um passeio onde durante cerca de 1 hora poderão conhecer as histórias da Praça Tiradentes e seus arredores.

O percurso começará na própria praça, em frente ao Teatro João Caetano, e tem a previsão de durar cerca de uma hora. Os locais a serem visitados são os seguintes: Avenida Passos, Rua da Constituição, Rua Alexandre Herculano, Rua Luiz de Camões, Largo de São Francisco de Paula, Beco do Rosário, Rua do Ouvidor, Rua Gonçalves Dias, Rua da Assembleia e Largo da Carioca.

Praça Tiradentes - Foto Rolé Carioca ©
Praça Tiradentes – Foto Rolé Carioca ©

Praça Tiradentes

O lugar onde hoje se localiza a Praça Tiradentes era conhecido inicialmente como Rossio Grande. Rossio era a denominação dada aos locais de serventia pública reservada ao estacionamento, pastagens, feiras e outras atividades. O Rossio Grande, que era um lugar alagadiço e com fama de pestilento, foi desmembrado do Campo de São Domingos em 1721 e ficou conhecido como Campo dos Ciganos, pois ali se estabeleceram alguns deles.

Em 1822 o Campo dos Ciganos, que teve seu brejo saneado no governo do Vice-Rei Luiz de Vasconcelos, mudava sua denominação para Praça da Constituição, em homenagem ao juramento da Carta Constitucional portuguesa, feito em 1821, por D. João VI. Foi também na Praça da Constituição que se fez erguer, a mando de D. Pedro II, a estátua equestre de D. Pedro I, seu pai. Inaugurada em 1862, permanece no mesmo local. Após a deposição da Monarquia, a República queria apagar os resquícios que ainda pudessem existir do período anterior. Por isso, três meses após o novo governo ter assumido, mudou o nome da Praça da Constituição para Praça Tiradentes, em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, mártir da Independência.

Se havia sido a praça, no período monárquico, importante local de discussões políticas, na virada do século XIX para o XX, além de continuar como local de manifestações políticas, se tornou um dos principais pontos de diversão da cidade, congregando chopes, cafés, teatros, parques e cinemas. Atualmente a praça Tiradentes é o ponto principal de uma região muito particular do Centro do Rio, pois ao seu redor há teatros, restaurantes tradicionais, casas de samba, gafieiras e lojas de música mostram que a região, vizinha à Lapa, também exibe sua vocação para as artes e a boemia, desde suas origens.

O ROLÉ CARIOCA é uma realização da M’BARAKÁ, com patrocínio da Universidade Estácio de Sá através da Lei Municipal de Incentivo – ISS.

SERVIÇO ROLÉ CARIOCA
DATAS E LOCAIS | HORÁRIO: 9h
PRAÇA TIRADENTES|CARIOCA – 25/08
RIO COMPRIDO – 29/09
GAMBOA – 27/10
VILA ISABEL – 24/11

FACEBOOK facebook.com/rolecarioca
INSTAGRAM @rolecarioca
MAIS INFORMAÇÕES: rolecarioca@mbaraka.com.br