O Paço Ducal de Vila Viçosa é outro ponto turístico imperdível para quem visita Portugal. Ele fica no distrito de Évora e foi durante muito tempo sede da Casa de Bragança, uma das mais importantes famílias de Portugal. O Paço Ducal de Vila Viçosa acabou por ser nomeado também como Casa Reinante em Portugal, no século XV quando o Duque de Bragança foi coroado rei de Portugal. Um local belíssimo e rico em história que não pode ficar de fora do seu roteiro.

Após tantos anos de modificações feitas pela família Bragança até chegar a ser sede da casa do rei de Portugal, o Paço Ducal de Vila Viçosa ainda está todo conservado. O palácio construído no local hoje é um museu que guarda o acervo da família e da época do reinado. O Paço Ducal de Vila Viçosa ainda recebeu todos os moveis e obras de arte do ultimo rei de Portugal; eles estavam em Londres e foram resgatadas para fazerem parte da história do local.

O palácio é a construção mais imponente e apreciada de todo o Paço Ducal de Vila Viçosa. Aqui você encontra no primeiro piso várias salas que são as Salas da Medusa, dos Duques com as fotos de todos os duques que passaram por lá e a sala Hércules; todas decoradas belamente e totalmente conservadas. Aqui você tem e a exata noção de como era a vida no local.

Ainda no palácio o destaque para a cozinha e a coleção de loucas de cobre e a biblioteca com inúmeros exemplares valiosos. As cocheiras antigas abrigam uma secção do Museu Nacional dos Coches, onde se encontram carruagens e o transporte típico da família real.

O Paço Ducal de Vila Viçosa ainda possui um jardim de tirar o fôlego de quem o visita. Além dos belos jardins, não deixe de contemplar as florestas e os pomares que estão por todo o lado e em todas as casas da região de Paço Ducal de Vila Viçosa. Tudo por aqui recebe o encanto das flores, as casas ganham um colorido excepcional.

Se você quer visitar Paço Ducal de Vila Viçosa, tem que incluir no seu roteiro obrigatoriamente o Palácio Ducal com sua bela fachada revestida de mármore e seu prédio de três andares. O Terreiro do Paço que é considerado uma das mais belas praças de toda Portugal; a Porta do Nós, a Colegiada de Nossa Senhora da Conceição, o Seminário dos Reis Magos e as estribarias e cocheiras.

Não deixe de fora o Panteão dos Duques, a primeira casa religiosa de Paço Ducal de Vila Viçosa, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e as igrejas de Nossa Senhora da Lapa, da Misericórdia e de São Bartholomew. E é claro, não se esqueça de fazer um tour por dentro da cidade e do palácio. Só assim você verá tudo o que Paço Ducal de Vila Viçosa te oferece.

Tudo isso adicionamos a gastronomia local que é imperdível, bem como os excelentes hoteis da região que nos fazem sentir num verdadeiro paraiso. Se for no verão prepare-se as temperaturas são altas ! 😉

Veja mais fotos do Paço Ducal de Vila Viçosa em: 360 Portugal