Viana do Castelo é uma das mais conhecidas cidades do norte de Portugal. Ela é atravessada pelo rio Lima e o Oceano Atlântico e a sua parte histórica reflete as excelentes arquiteturas como a Igreja Matriz. O litoral de Viana do Castelo é repleto de praias que convidam qualquer turista ao descanso; não deixe de visitar as belezas litorâneas de Afife, Carreço, Cabedelo e Amorosa.

Comece o passeio pela Igreja Matriz de Viana do Castelo, é uma igreja fortificada construída no Largo Instituto Histórico do Minho. Na fachada da igreja você pode observar duas torres com um portal onde está esculpido a Paixão de Cristo, além da escultura dos apóstolos. Uma visão belíssima da rica arquitetura do local.

A Igreja da Misericórdia de Viana do Castelo destaca-se pela fachada com alpendres sustentados por colunas esculpidas. No interior você verá obras da Misericórdia, realizados por Policarpo de Oliveira Bernardes.

Já o Antigo Paço do Concelho de Viana do Castelo fica na Praça da República; aqui você pode ver que sobre a janela central está esculpido o escudo real, uma esfera armilar e um veleiro. A riqueza de detalhes e da arquitetura impressiona.

O Museu do Traje fica no antigo edifício que abrigada o Banco de Portugal. Tem um amplo acervo, inclusive com vestimentas utilizadas no decorrer dos anos, tanto regional quanto nacional. Aqui você pode conhecer tudo sobre a história do local e os ricos costumes de Viana do Castelo.

Não deixe de visitar também o Castelo de Santiago da Barra que fica junto ao mar. É uma fortaleza militar que serviu como defesa da cidade na era medieval. Está totalmente conservada e proporciona uma bela vista da passagem e das praias do local.

Já as ruínas de Citânia de Santa Luzia são um povoado fortificado desde a idade média e fica no Monte de Santa Luzia, próximo ao Santuário do Sagrado Coração de Jesus. Você ainda pode observar aqui o resto das ruínas e da fortificação e usar a imaginação para ver como as pessoas viviam naquela época.

Foto: Wikipédia

Site: Câmara Municipal de Viana do Castelo