Catedral Santa Sofia em Kiev - Ucrania

Que tal para sua próxima viagem de férias escolher um país que tem despontado como destino turístico recentemente? A Ucrânia é um país belo, e cheio de pontos turísticos que contam um pouco da história. É um dos destinos turísticos mais atrativos do Leste Europeu, é um dos maiores países da Europa e tem uma grande e completa infraestrutura para atender a todos os turistas. Só a Ucrânia pode te oferecer um roteiro diferenciado dentro da Europa.

E para começar esse passeio diferente, vá até a capital da Ucrânia, Kiev. A capital é considerada uma das cidades com mais espaço verde no mundo todo; são quase que 60% da área urbana. A cidade foi toda reconstruída depois da invasão dos alemães, e hoje já é considerada uma das cidades mais modernas e prosperas da Europa.

O percurso deve começar pelo centro de Kiev, a Catedral de Santa Sofia que fica na Praça de Bogdam Hmel’nickij; no centro da praça fica uma escultura dedicada a um chefe militar ucraniano. Já a Catedral de Santa Sofia é o símbolo de Kiev, ela não era apenas usada para celebrações religiosas, mas também para coroação de reis, nomeação de conselhos de Estado e assembléias populares; além de receber as delegações diplomáticas de outros países.

Catedral Santa Sofia em Kiev - Ucrania
Catedral Santa Sofia em Kiev - Ucrania

Ainda na Praça Bogam Hmel’nickij você pode visitar o Monastério de Santa Sofia, com o seu incrível campanário de 76 metros que se finaliza em uma cúpula em forma de pêra.

Outra construção que ilustra Kiev é a Porta de Ouro, datada do século XI, ela era a principal entrada para a cidade. Hoje em dia é possível ver apenas algumas partes do muro. Sobre ela se levanta a Igreja da Anunciação, sede de um museu que explica toda a historia e a função da porta de entrada e da igreja que já serviu como torre de vigilância.

Não deixe de visitar o Museu Estadual de Kiev de Arte Russa, com sua excelente coleção de arte do século XII que passa por todas as épocas até chegar aos dias atuais. São cenas belíssimas que contam um pouco da história de Kiev e da Ucrânia.

Ainda na capital, você pode ver a igreja de Mykola Prytysko, o Monastério das Covas com seus monges mumificados e guardados nos labirintos e o Museu de Chernobyl, que conta toda a história do famoso desastre.

Outro ponto a ser visitado é Lviv, considerado por muitos um museu a céu aberto. Aqui você encontra uma bela amostra dos estilos arquitetônicos da Ucrânia, passando do gótico ao contemporâneo. A cidade velha abriga a maior parte dos pontos turísticos como Ploschka Rynok que é a prefeitura, Catedral Católica Romana e o Museu Apteka.

Como você pode ver pontos turísticos na Ucrânia é o que não falta. Então prepare-se para uma nova aventura, as vezes é bom concentrar a atenção em outros países e sair um pouco da ‘mesmice’.

Fotos: Wikipédia