Quem me conhece sabe da paixão que tenho por Sintra, por isso é com muito orgulho que venho trazer-lhes esta notícia sobre um estudo realizado em 2010 sobre  a “Caracterização do Perfil do Visitante dos Parques de Sintra”, que  revelou que  86% dos visitantes dos Parques de Sintra são estrangeiros. Em 2010 foram cerca de 1 milhão de pessoas oriundas dos mais diversos países e localidades, como mostram os números abaixo.

O número de visitantes a Sintra tem registado uma tendência crescente constante e, de entre os 1,9 milhões de visitantes do ano de 2010, cerca de 1 milhão (967.600) visitaram as áreas geridas pela Parques de Sintra – Monte da Lua.  Relativamente a nacionalidade dos visitantes 86,1% são estrangeiros e 13,9% são portugueses. A Espanha aparece no topo com maior número de visitantes, seguida pela Europa Central, Europa do Norte e de Leste, Ásia, Estados Unidos da América e Brasil. No que respeita à satisfação com a visita, 92% dos entrevistados revelam-se satisfeitos, muito satisfeitos ou extremamente satisfeitos; 19,9% regressam de certeza e 71,2% recomendarão garantidamente.

O estudo realizado pelo CESTUR – Centro de Estudos da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, mostra-nos ainda que 51,1% dos visitantes dos Parques de Sintra opta pelo alojamento no Concelho de Lisboa, com uma estadia média de 7,2 noites.
A idade média da maioria dos visitantes dos Parques situa-se entre os 31 e os 45 anos de idade, com escolaridade superior (73,2%).

Segundo António Lamas, Presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra – Monte da Lua, “este não é um resultado surpreendente, tendo em conta a projecção internacional da Serra de Sintra, Parques e Monumentos, atraindo cada vez mais atenção por parte dos turistas de todo o mundo.”

Os motivos relatados para a preferência por Sintra, revelou que a singularidade da paisagem cultural de Sintra, a cultura portuguesa, o ambiente relaxante e a história foram factores decisivos na hora da escolha!

Parabéns Portugal, parabéns Sintra. Fiquei muito feliz ao conhecer estes dados visto que sou uma contumaz divulgadora deste país tão lindo e que eu tanto amo!

Fonte: Parques de Sintra
Imagem: Arquivo Pessoal