mapa estrada real

Tiradentes é uma cidade histórica de Minas Gerais, conhecida pelas belas arquiteturas coloniais encontradas nas casas, igrejas e praças, e chama a atenção principalmente pelos festivais gastronômicos e culturais internacionais que acontecem anualmente. Mas a cidade também ganha destaque pela grande oferta de passeios ecológicos, nem sempre tão conhecidos pelos visitantes.

Começando por atividades mais “leves”, a indicação é para as caminhadas ecológicas até as cachoeiras. A Travessia Águas Santas tem duração de 3 horas e meia, e passa pela Mata Atlântica, Cachoeira do Mangue, Mirante, Calçada de Pedra e Balneário de Águas Santas. Outro passeio é o Mirantes da Serra, com uma hora a mais de duração, passando pela Calçada dos escravos, Mirantes da Serra, Campo Rupestre e Cachoeira do Mangue.

tiradentes-historica

Para aqueles que gostam de pedalar, dois passeios foram selecionados. O primeiro, com destino a Cachoeira Paulo André, passa por campos, pela Fazenda do Menino Maluquinho e pelo restaurante Pau de Angú, totalizando duas horas. O segundo passeio de cicloturismo é conhecido como “Bichinho – Vitoriano Veloso”, com duração de três horas e meia, e atravessa a margem do rio das Mortes e a cava centenária, além da possibilidade de conferir não somente o artesanato, mas também o Museu do Automóvel e a Estrada Real.

estrada-real-tiradentes

Entrando em uma área mais radical, os passeios de jeep e bote podem agradar a todos. A descida de bote acontece no Rio Elvas, com no máximo cinco pessoas e duração de duas horas. Com a mesma duração o visitante pode conferir o passeio off Road Land Rover, pela Trilha dos Macacos, passando pelas fazendas, paredões da serra, trilha em cavas, vilarejo do Bichinho, além da bela vista da região e a parada para ver o artesanato local.

tiradentes

No pacote aventura, rapel e caverna, com nível de dificuldade baixo, porém emocionante para quem pratica. A visita para a Caverna Casa da Pedra é monitorada, com todas as instruções, equipamentos e técnicas de descidas necessárias. São 40 minutos com direito a “visita” ao topo da caverna, a 12 metros de altura.

tiradentes-aventura

Por fim, uma das atividades que mais caracterizam o turismo ecológico: as cavalgadas. Com opções de duas ou três horas, os visitantes podem montar a cavalo e apreciar toda a vista da região, conhecer alguns dos principais pontos, e ainda se divertir com o passeio. Todas estas atividades podem ser organizadas pela agência UAI TRIP, contato pelo e-mail uaitripecoturismo@gmail.com.

Para maiores informações sobre restaurantes e pousadas em Tiradentes acesse o site do Roteiro de Turismo em:

http://www.roteirodeturismo.com.br/hoteis-e-pousadas/minas-gerais/tiradentes/