Palacio de Westminster - Londres

Um dos pontos mais visitados e belos de Londres é certamente o Palácio de Westminster. A primeira vista o palácio vai te fazer lembrar um castelo de areia, de tão perfeito que ele é. O Palácio de Westminster é o prédio mais importante de Londres, já que abriga duas câmaras do parlamento britânico.  Como o Palácio de Westminster tem duas câmaras do parlamento, nada mais natural do que elas serem divididas por nome. A Câmara dos Comuns abriga os deputados que são eleitos por voto direito, ou seja, pelo povo; a Câmara dos Lordes é composta por representantes que fazem parte da nobreza e do clero, esses títulos são vitalícios e hereditários, além disso, nessa câmara estão também as personalidades publicas que foram nomeadas pelo chefe de governo, ou seja, são os lordes e as ladies.

E não pense que o Palácio de Westminster só serviu como sede do poder legislativo britânico. Antigamente o local era a residência oficial da família real. Ela ficou no local até o século XVI, quando Henrique VIII resolveu mudar do Palácio de Westminster para Whitehall.

Palacio de Westminster - Londres
Palacio de Westminster - Londres

O Palácio de Westminster foi na realidade construído na Idade média e acabou tendo uma parte destruída por um incêndio, além de ter sido alvo dos nazistas que o bombardearam na segunda guerra mundial. Todo o esforço e trabalho foram feitos para recuperar o Palácio de Westminster do incêndio e do bombardeio.

No palácio existem mais de 1000 salas, 100 escadarias e 5 quilômetros de corredores, a maior parte dele sendo construido no século XIX. O Palácio de Westminster ainda conserva seus edifícios originais como o Westminster Hall usado para cerimônias públicas e a Torre da Jóia.

No salão central é que os membros do parlamento recebem os cidadãos que desejam falar com eles. Os debates das sessões do parlamento podem ser assistidos na Galeria dos Estranhos. A rainha só pode adentrar o parlamento pela Câmara dos Lordes, enquanto o primeiro ministro só pode entrar pela Câmara dos Comuns.

O Palácio de Westminster tem também várias torres. A mais alta de todas é a Torre Vitória com 98 metros e fica a sudoeste do palácio, aqui ficam guardados os documentos dos parlamentares e no topo da torre que foi feita em Homenagem a Rainha Vitória, fica o mastro onde flutua a Royal Standard se o soberano estiver no local ou a Union Flag caso não esteja.

Outra torre famosa do Palácio de Westminster é a Torre do Relógio, mas você provavelmente a conhece como Big Ben. Ela tem 96 metros e abriga o famoso relógio; cada uma das faces da torre tem um mostrador do Grande Relógio de Westminster. Na verdade, Big Ben é o nome que se dá ao sino da torre e não à torre em si.

As visitas são permitidas durante todo o verão, época que o parlamento está em recesso. Tanto os turistas como os moradores locais podem entrar no Palácio de Westminster e ver tanto o prédio quanto os jardins belíssimos que foram desenhados para o local. Apenas recomenda-se que você marque a visita com antecedência.

Foto: Wikipédia

Saiba mais sobre Londres em: City Guide