Jardins Palácio de Mateus - Portugal

Portugal é um país cheio de riquezas que mistura monumentos de vários estilos diferentes. Tudo isso faz com que você se depare com uma obra de arte a cada passo que você dê. E uma dessas obras de arte, no melhor estilo barroco português é o Palácio de Mateus, situado em Vila Real (norte de Portugal) . Esse monumento também é conhecido pelo nome de Casa ou Solar de Mateus.  O Palácio de Mateus foi feito em forma de U e tem vários pátios e escadarias e sua fachada é decorada com os mínimos e mais belos detalhes que você possa imaginar.

A autoria da bela obra é incerta, cada historiador achou elementos de arquitectos de épocas diferentes. Aliás, cada trecho do Palácio de Mateus parece ter sido obra de um arquitecto diferente. Apesar de tanta mistura, o Palácio de Mateus continua sendo a obra que melhor representa a arte barroca portuguesa.

Jardins Palácio de Mateus - Portugal
Jardins Palácio de Mateus - Portugal

Além do Palácio, existe um Solar e uma Capela que ficam ao nordeste da construção principal. E por ser construído em forma de U, o Palácio de Mateus possui lindíssimos jardins floridos e ricos, nos quais você pode passar boa parte do dia apenas apreciando a beleza deles.

Além disso, você pode ver a “Nova Adega” que actualmente serve como um espaço para a realização dos mais diversos eventos e exposições. Na verdade o Palácio de Mateus é administrado por uma fundação que preserva o local e proporciona um excelente ambiente para quem vai visitar. Tudo restaurado e preservado para que você possa ver a melhor arte barroca de Portugal com tranquilidade e toda a  infraestrutura necessária.

Ainda pode ver o antigo celeiro chamado de “Barrão” e os já mencionados jardins no melhor estilo francês; impecáveis e encantadores. Visitar o Palácio de Mateus é reviver todo o esplendor de séculos atrás e perceber todo o requinte e como as pessoas nobres de Portugal aproveitaram a vida em locais maravilhosos como estes. Todo o capricho do arquitecto nos mínimos detalhes e perto de você.

Quando você for visitar o belo Palácio de Mateus pode fazer dois tipos de visitas oferecidas pela fundação Casa de Mateus que preserva o local. A primeira é uma visita geral por todos os prédios e o interior da casa para que você possa ver a mobília e os quadros e ter a exacta noção da vida no local, esse passeio ainda inclui a visita a capela. Outra modalidade de visitação oferecida é você apreciar somente os jardins.

Conheça o Site Oficial e faça uma visita de 360º : Fundação Casa de Mateus