Olinda (Foto Wikipédia)

Muitas pessoas nos têm escrito pedindo sugestões sobre quais os melhores lugares para passar o Carnaval no Brasil,  bem isso depende muito de quais os seus objectivos para esta viagem, há muitas opções desde as mais tranquilas, até as mais agitadas que são indicadas para foliões natos! 🙂

Vejamos abaixo os lugares mais famosos no Brasil como excelentes points para curtir o Carnaval:

Olinda (Foto Wikipédia)

* Começamos a falar de Olinda e Recife (Pernambuco), onde o Carnaval é bélissimo e onde a tradição impera pelas ruas da cidade. Blocos saem pelas ruas com bonecos gigantes, e com  pessoas fantasiadas a encantar os turistas de todo o mundo,  que aproveitam a época para conhecer um pouco mais  a cultura local.

O frevo, ritmo tradicão local, é a música que embala os foliões.  A origem do nome ‘Frevo’ nasceu há muitas anos quando a população dizia que as pessoas que dançavam nas ruas de Olinda estavam ‘frevendo’ (fervendo) como borbulhas de água quente em uma chaleira. O nome pegou e até hoje o Frevo conquista à todos que escolhem Olinda ou Recife como seu destino de viagem. Além do frevo, o turista poderá se deliciar com a arquitetura local que é fabulosa.

O Galo da Madrugada é um bloco carnavalesco que preserva as tradições locais. Eles tocam ritmos pernambucanos e desfilam sem cordões de isolamento. O desfile do galo da madrugada é um dos momentos para se ouvir e se dançar frevo no carnaval em fevereiro.

Rio de Janeiro (Wallpaper Baixaki)

* O famoso Rio de Janeiro palco das mais belas escolas de samba do Brasil, e onde o calor de 40º aquece os corações e os foliões.
Belas praias, natureza impar, samba no pé, belos desfiles no sambódromo, são ainda os fatores principais de atração turísticas nesta época do ano. Prepare-se os preços nesta altura do ano são bem ‘salgadinhos’ na capital carioca.

Trio elétrico Dodô e Osmar (Foto Saltur)

* O Carnaval em Salvador (Bahia) é embalado pelos grandes trios elétricos de famosos artistas como Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Dodô e Osmar e outros. Em Salvador o Carnaval começa 10 dias antes da data oficial e não tem data para terminar,  enquanto houver energia, sol, e alegria; o carnaval perdura. Indicado para quem realmente quer muita folia, agitação, calor, muito barulho e música ininterrupta.

* Demais capitais também festejam o carnaval porém não com tantas tradições como nas citadas acima. São Paulo tem o seu sambódromo e os desfiles de escolas de samba, porém parece que o paulistano opta por fugir da cidade na época do Carnaval.

* No estado de São Paulo, a procura maior são pelas praias do litoral norte como Ubatuba, Caraguatatuba, Ilha Bela, e São Sebastião; consideradas como mais elitizadas. Para quem quer maior proximidade da capital paulista opte pelo litoral sul, Praia Grande, Itanhaem, São Vicente, Santos, e imediações. Prepara-se pois nesta época do ano as praias  estão lotadas de turistas, e geralmente em cidades menores os problemas de infra-estrutura como água, luz, comida, apresentam alguns problemas devido ao excesso de pessoas.

* Sugestão final, se você detesta carnaval e está em busca de paz nestes dias sugiro uma viagem para o campo, ou algum hotel fazenda bem distante. Atualmente, felizmente há excelentes pousadas e hotéis aconchegantes que proprocionam aos hóspedes dias de paz e tranquilidade para quem quer fugir dos 4 dias e noites de folia intensa.