Será lançado pela Parques de Sintra no dia 29 de outubro de 2013(dia do aniversário de nascimento de D. Fernando II), a publicação ‘Os Criadores da Pena – D. Fernando II e a Condessa d’Edla’, da escritora e historiadora Margarida Magalhães Ramalho.

A obra foi encomendada pela Parques de Sintra, e envolveu um vasto trabalho de pesquisa e investigação, onde a autora aprofundou-se nas motivações do casal na concepção do Chalet da Condessa d’Edla e da área de jardins na zona ocidental do Parque da Pena.

Elise Hensler, mais tarde Condessa d’Edla, foi a segunda esposa de Dom Fernando de Saxe-Coburgo Gotha, rei-consorte de D. Maria II. Elise Hensler, cantora lírica de carreira internacional, atuou primeiro no Porto, em 1859, vindo depois para Lisboa onde conhece o rei viúvo com quem se casou em 1869. A obra ‘Os Criadores da Pena – D. Fernando II e a Condessa d’Edla’ apresenta ainda as cartas trocadas entre a Condessa d’Edla e a Rainha D. Amélia, que demonstram uma cumplicidade entre as duas mulheres, bem como a amizade fraterna que D. Pedro II, irmão de D. Maria II, nutria pela Condessa.

‘Os Criadores da Pena – D. Fernando II e a Condessa d’Edla
‘Os Criadores da Pena – D. Fernando II e a Condessa d’Edla (EMIGUS)

António Lamas, Presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra, refere, no prefácio, que esta encomenda “se insere na vontade da empresa Parques de Sintra em fomentar a investigação sobre a vida e obra do Rei-Artista e divulgá-la”, acrescentando ainda que D. Fernando II “é um fascinante personagem da história e das artes em Portugal, que merece todo o nosso respeito e homenagem”.

Fonte: Maria Alcaparra – Comunicação Parques de Sintra – Monte da Lua