Carnaval de Olinda
Carnaval de Olinda - Foto de Luiz Fabiano - Prefeitura de Olinda - Direitos Reservados ©

Com a proximidade do carnaval, não posso deixar de falar de Olinda e o seu carnaval de rua, na minha opinião um dos melhores do Brasil. Apesar do carnaval ser uma festa popular e com uma grande tendência a folia desregrada (se é que me entendem), Olinda, na minha opinião é um dos poucos lugares no Brasil que ainda preserva o espírito carnavalesco folclórico.

Carnaval de Olinda
Carnaval de Olinda – Foto de Luiz Fabiano – Prefeitura de Olinda – Direitos Reservados ©

Quem não conhece o Brasil em pormenor imagina que o carnaval brasileiro resume-se aos desfiles de escolas de samba do Rio de Janeiro, timidamente São Paulo e os famosos trio elétricos bahianos ‘puxados’ por grandes artistas como Daniela Mercury e Ivete Sangalo. Porém o carnaval brasileiro é muito mais história do que isso, e Olinda é a prova disso.

Carnaval de Olinda
Carnaval de Olinda – Foto de Luiz Fabiano – Prefeitura de Olinda – Direitos Reservados ©

Situada no estado do Pernambuco há apenas alguns minutos da capital Recife, Olinda é patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, e uma das cidades mais antigas e tradicionais do Brasil. O carnaval é a época do ano que mais atrai turistas de todo o Brasil e estrangeiros, e o marco maior fica por conta dos bonecos gigantes, o frevo e os blocos populares que ‘arrastam’ milhares de foliões numa brincadeira alegre e divertida, pelas ruas da cidade.

Carnaval de Olinda
Carnaval de Olinda – Foto de Luiz Fabiano – Prefeitura de Olinda – Direitos Reservados ©

No ano de 2007 o Frevo completou 100 anos de história, e seu nome teve origem numa expressão popular que dizia que ‘as pessoas estavam frevendo na rua’, dado que a dança consiste em passos rápidos e saltitantes (como água a ferver na panela).

Para além da dança típica, os bonecos populares gigantes desfilam pelas ruas da cidade atraindo milhares de curiosos encantados pelo colorido dos enfeites, da roupas e da alegria. Mas se você pensa que o evento carnavalesco se resume somente a blocos de ruas e bonecos, engana-se. Desfiles de modas dos bonecos gigantes, corridas, eventos e competições acontecem por toda a cidade, o que anima ainda mais quem por lá se encontra.

Alguns dias antes do início do carnaval toda a cidade já apresenta eventos não só nas ruas, mas também em clubes tradicionais locais, onde a dança, a música e as comidas típicas são o mote principal dos festejos. Saiba também que o samba em Olinda é substituido por músicas regionais como o Hino do Elefante de Olinda, Homem da Meia Noite, e outras; fazendo com que o carnaval local apresente muito da cultura do povo Pernambucano.

Só quem já passou um carnaval em Olinda é que pode dizer com veemência a grandiosidade desta festa, e essencialmente o que se sente diante da cultura local, que para além da beleza,  o que mais impressiona é a criatividade do povo expresso na mais pura arte. Imperdível.

Saiba mais em: – Carnaval de Olinda