O Túnel da Mancha celebra dia 06 de Maio de 2014, o seu 20.º aniversário. Sua construção foi oficializada no Tratado de Canterbury assinado entre Londres e Paris em 1987, e assim deram-se início as obras para concretização de uma idéia que nasceu em no início do século XIX, aquando o engenheiro Albert Mathieu-Favier desejava colocar a circular carruagens puxadas a cavalo.

eurotunel-canal-da-mancha
Eurotunel – Túnell da Mancha – Imagem de Diego Campos – Wikipédia

Veja abaixo um vídeo muito interessante sobre a construção do  Túnel:

A inauguração do túnel, deu-se a 06 de maio de 1994, onde estiveram presentes a rainha Elizabeth II e o presidente francês François Miterrand. O ‘Eurotunnel‘, como passou a chamar-se, tem 50,5 quilómetros e liga Folkestone, no Reino Unido a Coquelles, na França. Estima-se que no ano de 2013, o serviço destinados aos veículos rodoviários transportou  1,37 milhões de camiões de mercadorias, 2,5 milhões de automóveis e 64,5 mil autocarros.

 No seu ponto mais baixo, atinge 75 metros de profundidade.3 4 Com um trecho submerso de 37,9 km, o túnel tem a parte submarina mais longa do a de qualquer outro túnel do mundo. É composto por 3 vias onde o comboio de alta-velocidade de passageiros Eurostar, o Eurotunnel Shuttle para automóveis e composições de carga.

Saiba mais em: – ZAP – Aeiou