Relógio da Torre dos Clérigos - Porto

A cidade do Porto é uma das mais importantes de Portugal. E certamente toda essa importância se reflete na grandiosidade dos seus monumentos e da sua história. A Torre dos Clérigos é um desses monumentos que não podem ficar de fora da lista de quem visita a cidade do Porto. A Torre dos Clérigos faz parte de uma igreja com o mesmo nome. Ela foi feita a mando de D. Jerônimo de Távora Noronha Leme e Sernache, que atendeu um pedido da Irmandade dos Clérigos Pobres, e teve a sua construção começada em 1754 e acabada em 1763.

A torre ainda faz parte da última construção que foi pedida pelos Clérigos. Na verdade o projecto inicial previa a construção de duas e não de apenas uma torre. A Torre dos Clérigos é decorada no melhor estilo barroco português, tem ao se redor escultura de santos, mais de seis andares e 75 metros de altura que podem ser acessados por uma escada em forma de espiral que tem 225 degraus. Ou seja, vá com disposição e com o fôlego em dia se quiser ir até o topo da torre.

No primeiro andar da Torre dos Clérigos você pode ver a imagem de São Paulo que tem inserido um medalhão e um texto que é a Carta aos Romanos escrita por São Paulo. Toda a construção usou granito e mármore e as paredes do primeiro andar têm quase que dois metros de espessura, todas feitas em granito.

O segundo andar foi projectado para ter uma janela oval e servir como uma estrutura forte para dar segurança para a torre. No terceiro andar estão os sinos, na verdade são 49 sinos ao total controlados por um computador que os activa; ele está programado para ser accionado ao meio-dia e as 18 horas. No quarto andar você encontra uma janela abalaustrada que fica na face sul da Torre dos Clérigos, além de quatro mostradores do relógio.

Relógio da Torre dos Clérigos - Porto
Relógio da Torre dos Clérigos - Porto

Os andares finais da Torre dos Clérigos são mais estreitos que os anteriores e possuem dois pisos, sendo que o último é aberto em uma sineira de quatro faces. E por fim, dando arremate na Torre dos Clérigos está uma cúpula com uma cruz de ferro no topo.

Tudo dentro da Torre dos Clérigos remete a beleza e a riqueza dos clérigos, além dos belos quadros, moveis e arquivos da instituição todos preservados par a apreciação do turista. E não deixe de subir até o topo e apreciar a bela visão da cidade do Porto que a Torre dos Clérigos lhe proporciona.