Cabo da Roca - Foto de Georges Jansoone - Wikipedia

Camões já dizia que Cabo da Roca é o local onde a terra acaba e o mar começa. E para você descobrir o que Camões quis dizer, só visitando Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa. O Cabo da Roca é onde a cordilheira central que divide Portugal no meio se encontra com o oceano. É por isso que camões disse que Cabo da Roca é onde a terra acaba e o mar começa. Um padrão em pedra com uma lápide assinalam esta particularidade geográfica a todos quanto visitam este local. Cabo da Roca situa-se na freguesia de Colares, concelho  de Sintra  e distrito de Lisboa.

As elevações de Cabo da Roca formam uma das mais belas paisagens de Portugal, e você pode observar essa grandiosidade do Farol da Roca até a Raia da Adraga. O Cabo da Roca é capaz de atrair os mais diversos tipos de turistas, desde os amantes da natureza até os que desejam ter o certificado de explorador do ponto mais ocidental da Europa.

Cabo da Roca - Foto de Georges Jansoone - Wikipedia

Alguns dos locais de Cabo da Roca podem ser de difícil acesso, mas é isso mesmo que torna o passeio tão atraente, já que a recompensa pelo caminho difícil é mais recompensadora de todas. O local é tão cheio de belezas naturais que o difícil é você querer voltar para casa, já que em Cabo da Roca você vai encontrar atividades que vão desde caminhadas e trilhas até esportes mais radicais como mergulho, surf, escalada e outros.

Cabo da Roca - Foto de Georges Jansoone - Wikipedia

O local possui fauna e flora contendo espécies únicas, sendo alvo de estudos e pesquisas de botânicos, biólogos e diversos profissionais ligados ao ecosistema. Um dos pontos altos de Cabo da Roca é certamente o Farol que leva o nome do local. Ele foi erguido a mando do Marques de Pombal em 1758, mas só começou a funcionar em 1772 e sofreu uma pequena reforma em 1843.

Poema de Camões

O Farol do Cabo da Roca tem 22 metros de altura e fica em um dos pontos mais alto de Cabo da Roca. A luz dele tem um alcance de 48 quilômetros. Então você sabe que grandiosidade vai encontrar em Cabo da Roca.

Então o melhor a fazer quando vier para cá, é arrumar disposição, colocar uma roupa e um calçado bem confortável e explorar tudo o que puder em Cabo da Roca.