O Castelo de São Jorge organiza as Visitas em Família (Foto pessal)

No último domingo de cada mês (por sinal, o próximo) 31 de Outubro de 2010, o Castelo de São Jorge organiza as “Visitas em Família”. Uma visita guiada para miúdos e graúdos. Como todos nós sabemos o Castelo de são Jorge está localizado na colina mais alta de Lisboa, a 112 metros de altura, símbolo maior da defesa da cidade.  Em Junho de 1910, D. Manuel II, Rei de Portugal (por sinal o último), classificou o castelo como património nacional.

O Castelo de São Jorge organiza as Visitas em Família (Foto pessal)

O local mais emblemático de Lisboa acolhe iniciativas como o Mercado Mundo Mix, a Festa do Fado, concertos e até recebeu o VIII Festival Internacional de Máscaras e  Comerciantes.Todos os anos o Castelo é visitado por cerca de um milhão de pessoas, sendo que a esmagadora maioria (95%) são turistas estrangeiros.

O Castelo de São Jorge tem hoje uma programação de domingo pensada para as crianças com o nome “Domingos em Família”. O primeiro domingo do mês é dedicado aos jogos. Os jogos são “do tempo em que o Castelo era a casa do Rei e da sua família”, como refere o programa.

Com sessões das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 16h30, as crianças terão a oportunidade de experimentar jogos como o quebra-bilhas, a vara-cega ou a torre do tesouro.

No próximo dia 31 de Outubro de 2010, às 10h30 e 14h30, são organizadas as “Visitas em Família”. O programa começa com um roteiro guiado ao Castelo, seguido da visita aos núcleos Museológico e Arqueológico que permitem conhecer um pouco mais sobre a história e património do Castelo. No núcleo Arqueológico, por exemplo, pode encontrar os vestígios da Idade do Ferro (século VII a.C. a III a.C.), período islâmico (séculos XI a XII) e os vestígios do Palácio dos Condes de Santiago (século XV e XVIII).

Fonte: I Online

Fotos: Arquivo Pessoal