O Castelo dos Mouros é uma das principais atrações turísticas de Sintra, classificada como Património Mundial pela UNESCO desde 1995, tendo recebido cerca de 269.000 visitantes em 2012.

O Castelo dos Mouros ganha agora novas instalações de Apoio ao Visitante. A partir de 06 de Junho de 2013, os os visitantes poderão desfrutar de um novo espaço de acolhimento, constituído por uma cafetaria com esplanada, loja e bilheteira, bar, instalações sanitárias e ainda uma envolvente paisagística recuperada, bem como caminhos de acesso e de ronda totalmente requalificados e iluminados.

Novas instalações do Castelo dos Mouros
Castelo dos Mouros – Foto EMIGUS ©

Este é o resultado do projeto “À Conquista do Castelo”, que contou com a participação de especialistas em Arqueologia da Arquitetura do Centro de Ciencias Humanas y Sociales de Madrid, de destacar também a opção arquitetónica de utilização de madeira das árvores removidas nas limpezas florestais na Serra (espécies infestantes, neste caso específico, a Acácia) para o revestimento e mobiliário dos edifícios e passadiços.

Castelo dos Mouros
Castelo dos Mouros – Foto EMIGUS ©

Outro fator importante e que deve ser citado, é que o projeto, teve também o objetivo de reduzir as barreiras à mobilidade, permitindo assim acolher visitantes com dificuldades motoras, para que consigam percorrer o caminho até ao Castelo, acedendo às novas instalações de acolhimento e a pelo menos uma parte da muralha com vista para a Vila de Sintra.

Maria Alcaparra – Comunicação Parques de Sintra – Monte da Lua