Falésia da Nazaré - Foto de Carlos Luis M. C. da Cruz - Wikipédia

Nazaré é uma vila piscatória portuguesa, sede do concelho de Nazaré em Portugal, muito próxima de São Martinho do Porto e de Alcobaça. A vila encanta por suas fortes tradições e pelas belezas naturais. Antes da aparição de N. Sra. de Fátima, o sítio da Nazaré era o local de peregrinação religiosa dos portugueses.

Reza a lenda que no ano de 1182, um cavaleiro de origem nobre de nome D. Fuas Roupinho, de Porto de Mós, cavalgava atrás de um cervo, quando este animal dirigiu-se para o cimo de uma falésia. Então D. Fuas, no meio do nevoeiro, deu-se conta de estar  à beira do precipício, em perigo de morte; e estando ao lado de uma gruta na qual se venerava uma imagem de Nossa Senhora, bradou: Senhora, Valei-me!.

Falésia da Nazaré – Foto de Carlos Luis M. C. da Cruz – Wikipédia

Milagrosamente, o cavalo de D. Fuas, estacou, ficando suas patas nas rochas, salvando-se assim o nobre cavaleiro. Após o ocorrido, D. fuas ergueu no local uma capela, como forma de agradecimento; a capela da memória, que logo virou ponto de peregrinação de fiéis.

Praia da Nazaré - Foto de António Pinheiro ©
Praia da Nazaré – Foto de António Pinheiro ©

Nazaré tem 3 pontos principais que atrem turistas de todo Portugal e do exterior, que são a Pederneira, o Sítio da Nazaré e a Praia da Nazaré! O Sítio da Nazaré foi o local onde D. fuas se salvou, a Pederneira é um bairro de Nazaré e é famosa pelo fabuloso miradouro, de onde se vê toda a extensão da Praia da Nazaré.

Praia da Nazaré - Foto de António Pinheiro ©
Praia da Nazaré – Foto de António Pinheiro ©

Por fim, a praia da Nazaré onde podemos ver a beira mar, as famosas Nazarenas vestidas com seus trajes tradicionais de sete saias, a cuidar do peixe que seca ao sol, algo único e inesquecível!

A beira mar encontram-se muitos restaurantes com comida típica, e dezenas de lojas de artesanato onde é possível encontrar desde bonecas vestidas com o traje tradicional local, como lençóis e toalhas bordadas, enfeites e tudo que um turista sonha encontrar como souvenirs.

Praia da Nazaré - Foto de António Pinheiro ©
Praia da Nazaré – Foto de António Pinheiro ©

A praia da Nazaré apresenta ondas  maiores do que o restante da costa litorânea portuguesa por conta do Canhão de Nazaré. O canhão é o maior desfiladeiro submarino da Europa, tem uma extensão de cerca de 200 km e chega a atingir os 5.000 mts de profundidade; tendo uma rica vida marinha, é alvo frequente de estudos de cientistas portugueses e estrangeiros. Por isso não  aconselha-se tentar lá nadar ou mergulhar. No mais, passa-se um lindo dia em Nazaré! 🙂

Praia da Nazaré - Foto de António Pinheiro ©
Praia da Nazaré – Foto de António Pinheiro ©