Um dos países mais belos para se passar o Natal e o fim de ano é Portugal. Porque Portugal? Por vários motivos, pelo clima, pela gastronomia ímpar, pelas tradições, pelo povo hospitaleiro, pelas belezas naturais, e por ser uma época realmente mágica em todo o país.

natal-em-portugal

Em Portugal,  a noite de Natal é celebrada em uma farta ceia (ou consoada) com um bom bacalhau, conjugado com outras iguarias portuguesas, bons vinhos, e sobremesas conventuais incomparáveis. As carnes vermelhas podem ser degustadas no dia de Natal, acompanhada também de bons vinhos e sobremesas típicas. O Bolo Rei ou o Bolo Rainha não podem faltar, são parecidos com a Colomba Pascal, é um tipo de pão com frutas saborosissimo e que encanta turistas de todo o mundo.

As tradições não param por aí, a noite do dia 24 de dezembro, todos se dirigem às igrejas para celebração da santa missa em família. Em algumas cidades após a celebração da santa missa, faz-se uma grande fogueira junto a igreja que serve para aquecer as pessoas que alí se reunem para se cumprimentarem pela noite feliz. Em algumas cidades há grupos de crianças a visitarem cada casa e a cantarem músicas natalinas.

Em algumas localidades a troca de prendas só é realizada no Dia de Reis, mas em quase todos os lugares, a prenda de natal é mesmo trocada na noite de Natal. O presépio está presente em quase todos os lares, e as casas são enfeitadas com ramos de azevinho, o pai natal também é uma figura querida, e enfeita salas e alpendres.

A passagem de ano em Portugal conta com a queima de fogos de artifícios, e a mais tradicional queima realiza-se na Ilha da Madeira, onde os fogos podem ser avistados há quilómetros de distância, desde o mar. Em Portugal também há superstições, dizem que as 12 badaladas da meia-noite devemos comer 12 uvas passas, e  para cada uma delas fazer um pedido. Também há o famoso bate panelas, onde os moradores saem as ruas e batem tampas de panelas com o objetivo de atrair boa sorte e espantar as más energias.

Veja o vídeo abaixo que mostra a queima de fogos na Madeira 2010/2011:

Prepare-se porque está época do ano faz muito frio, e em algumas regiões ao norte de Portugal como Bragança, Viseu, Serra da Estrela e outras localidades da região, costuma nevar; o que acaba por proporcionar uma atmosfera natalina encantadora.

Para o turista há grandes restaurantes e os hotéis que proporcionam ceias de natal e passagem de ano tradicionais, mas isso é mais comum se for em cidades maiores como Lisboa, Porto, etc. Por isso se você pretende passar o natal e o fim de ano em Portugal, certifique-se de que o hotel em que você ficará hospedado tem esta opção; dado que nestas datas será difícil você encontrar aberto um restaurante simples. Por isso melhor se certificar antes! 🙂

Diversas agências de turismo preparam para esta época do ano pacotes especiais, onde quase sempre a ceia de natal e a passagem de ano estão incluidas; o que facilita imenso a vida do turista; por isso não perca tempo, consulte sua agência de turismo e compre seu pacote de natal e passagem de ano em Portugal. Depois não se esqueça de vir aqui no Bigviagem.com partilhar conosco a sua experiência e contar-nos como foi! 🙂